Aprenda como evitar golpes utilizando o PIX pelo Whatsapp.

Existem centenas de golpes na Internet. Os criminosos renovam os métodos todos os dias. Mas o esquema do Whatsapp invadido e exigir o pagamento de terceiros não é novidade. O novo recurso aqui, é que os criminosos pedem ao amigo da vítima para fazer um PIX em vez de TED ou DOC. No golpe descrito […]

Publicidade

Meu Dinheiro

Aprenda como evitar golpes utilizando o PIX pelo Whatsapp.

Publicado: 8 de fevereiro, 2021

Meu Dinheiro

Aprenda como evitar golpes utilizando o PIX pelo Whatsapp.

Publicado: 8 de fevereiro, 2021

Existem centenas de golpes na Internet. Os criminosos renovam os métodos todos os dias. Mas o esquema do Whatsapp invadido e exigir o pagamento de terceiros não é novidade. O novo recurso aqui, é que os criminosos pedem ao amigo da vítima para fazer um PIX em vez de TED ou DOC. No golpe descrito […]


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

Existem centenas de golpes na Internet. Os criminosos renovam os métodos todos os dias. Mas o esquema do Whatsapp invadido e exigir o pagamento de terceiros não é novidade. O novo recurso aqui, é que os criminosos pedem ao amigo da vítima para fazer um PIX em vez de TED ou DOC.

No golpe descrito na internet, após os criminosos invadirem o WhatsApp da vítima, mandam mensagens para os contatos em busca de empréstimos ou ajuda para quitar suas contas ou dívidas. Para a transferência ser mais ágil, o golpista solicita que o contato da conta de Whatsapp hackeado faça um PIX.

Técnica do Pishing

A palavra "phishing" vem do inglês e significa "pescar". Ele resumiu muito bem a estratégia desse golpe: manda muitas mensagens e torce para que algumas pessoas sejam "fisgadas" por ela.

O golpe mais comum envolvendo Pix usa técnicas de phishing: criminosos compartilham mensagens se passando por instituições financeiras e exigem que os usuários registrem suas chaves com Pix por meio de sites falsos.

Os criminosos desenvolveram imagens falsas de instituições financeiras ou agiram como seus representantes, levando a um golpe. Envia mensagens com um link para as vítimas acessarem, oferecendo ajuda ou respondendo as mensagens e comentários. No passado, na maioria dos casos, eles costumavam pedir informações pessoais, como documentos e dados bancários.

Publicidade

O golpe do WhatsApp

O golpe é dividido em duas etapas. O primeiro depende de ser capaz de sequestrar (ou clonar) a conta de alguém no WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil.

Normalmente, isso não é feito por meio de vírus ou programas de ataque, mas por meio da chamada engenharia social. Os golpistas ligam para a vítima e simulam uma pesquisa ou atendimento de algum serviço. Após conquistar a confiança da vítima, ele pede para confirmar o código enviado para o seu celular. Este código permite que golpistas acessem uma conta do WhatsApp em outro aplicativo.

Assim que os criminosos sequestram a conta do WhatsApp, eles enviam uma mensagem para o contato da primeira vítima solicitando algum tipo de pagamento ou transferência.

Publicidade

Por ser uma ferramenta popular, o WhatsApp se tornou a ferramenta mais usada por fraudadores. Depois que os criminosos clonam a conta do usuário, eles se fazem passar pela vítima e exigem que o dinheiro seja depositado pelo contato. Além do golpe do WhatsApp, essas mensagens fraudulentas podem atingir os usuários de várias maneiras: e-mail, mensagens de mídia social e até SMS.

Outro método usado por criminosos é entrar em contato com as vítimas como se representasse algumas instituições financeiras. Até mesmo se passar por organizações e enviar mensagens através de links infectados por vírus ou redirecionar para formulários de sites falsos e clonados. Isso irá capturar os dados bancários e pessoais da vítima. Outro método é cobrar uma taxa ou pagar adiantado.

Pix é grátis, nunca pague nada para se registrar no Pix, nunca pague nada para pedir empréstimo ou conduzir transações financeiras suspeitas.

Publicidade

Veja como evitar os golpes na internet

A recomendação do Banco Central é que os usuários sempre realizem o cadastro de chaves por meio de bancos ou plataformas financeiras. Por sua vez, as instituições financeiras alertam que nunca pedem senhas ou códigos de verificação de transações (tokens) fora de seus canais digitais.

O golpe do Pix pode ser via SMS, e-mail, WhatsApp ou redes sociais. Ao receber mensagens de seu banco ou financeira, vale a pena consultar a lista de verificação de prevenção básica.

  • Nunca clique no link antes de verificar a mensagem.
  • Seja extremamente cuidadoso com links encurtados e verifique os demais itens da mensagem com mais atenção;
  • Sob nenhuma circunstância você deve fornecer senhas ou tokens fora do aplicativo ou site oficial do banco (nem mesmo por telefone);
  • Não compartilhe códigos de verificação recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp;
  • Verifique o número que enviou o SMS - número desconhecido pode significar fraude;
  • Sempre verifique o remetente do e-mail para ter certeza de que é um endereço válido do seu banco;
  • Nas redes sociais, verifique se a conta da instituição financeira foi verificada;
  • Desconfie de promoções muito generosas.
  • Não instale programas ou aplicativos para registrar o PIX. Todas as atualizações são realizadas diretamente nos aplicativos do banco no seu celular;
  • Ignorar os links e mensagens que pedem informações da conta (senha, número, código do cartão, etc.) e chave Pix;
  • O banco não liga nem envia e-mails e mensagens de texto para solicitar os seus dados pessoais;
  • Não use computadores públicos ou Wi-Fi para acessar sua conta;
  • Entre em contato com seu banco

Publicidade

Cai no golpe do Pix, e agora?

  • Notificar o banco remetente imediatamente;
  • Fazer boletim de ocorrência;
  • Se você tiver problemas com o banco, reclame com o Banco Central
  • Antes de fazer uma transferência via Pix, o sistema exibirá o nome completo do destinatário, banco e extrato de CPF. Em alguns casos, a chave Pix é o próprio CPF. Essas informações são salvas no recibo virtual da transação.

Se a vítima entrar em contato com o banco que enviou o dinheiro, a agência pode bloquear a movimentação da conta e evitar que outras vítimas caiam no mesmo esquema. Se o dinheiro ainda estiver na conta, será mais fácil recuperar o valor transferido - então seja rápido.

De acordo com o Banco Central, o sistema Pix possui uma função de notificação de fraudes, na qual todas as chaves Pix, CPF / CNPJ e contas envolvidas em transações fraudulentas são marcadas. Essas informações são compartilhadas com outras instituições que operam o sistema para evitar que golpistas continuem enganando novas vítimas.

Para quem teve o Whatsapp hackeado, o aplicativo recomenda os seguintes passos: solicitar a verificação da conta via SMS e reinstalar o aplicativo; notificar amigos e familiares, principalmente por telefone; enviar um e-mail para [email protected] para entrar em contato com a equipe e expandir a camada de segurança, permitindo a verificação em duas etapas.

Publicidade

O banco tem que devolver meu dinheiro?

Não há uma resposta objetiva para esta questão na legislação. A maioria dos processos têm decisões favoráveis ​​ao banco, pois o golpe do Pix é cuidadosamente planejado em uma plataforma de mensagens, que não é supervisionada por instituições de pagamento. No entanto, em alguns casos, os juízes entendem que os bancos podem ser responsáveis ​​pela falta de proteção ao consumidor.

O banco disse que a devolução do dinheiro depende da análise do caso, mas não explicou como é feito.

O Banco Central afirmou que a análise de fraude e o possível ressarcimento é feito pelos prestadores de serviço de pagamento, como ocorre atualmente com as fraudes bancárias. A Febraban (Federação dos Bancos Brasileiros) afirmou que cada instituição “tem uma política própria de análise e reembolso, que se baseia numa análise aprofundada e personalizada das provas apresentadas pelo cliente e das informações sobre as transações realizadas”.

Mesmo que o golpe do Whatsapp tenha ocorrido devido ao descuido do usuário, o banco não pode se isentar totalmente de qualquer responsabilidade. As instituições financeiras podem ter que colocar mais ferramentas de alerta e investir na conscientização do usuário para evitar fraudes.

Veja como solicitar ressarcimento caso caia no golpe do pix

E se o banco não fizer o ressarcimento?

O canal de reclamação do Banco Central pode ser usado ​​para relatar problemas que você teve com o banco (como falhas no atendimento ao cliente), mas não pode investigar crimes cometidos. Este é o trabalho da polícia - portanto, é importante apresentar um relatório policial.

As investigações podem levar a mais informações sobre quem realizou o golpe e ajudar a recuperar o dinheiro.

Além disso, as vítimas que se sentem lesados pelo golpe ou do aplicativo de mensagens usado no golpe podem entrar com uma ação judicial como consumidor para obter uma compensação.

Qual a diferença do golpe com Pix ou com outros meios de pagamento?

A única diferença é a agilidade e disponibilidade oferecida pela Pix.

Antes do Pix existir, os golpistas costumavam solicitar transferências via DOC ou TED. No DOC, o dinheiro só entra na conta no próximo dia útil. O TED é instantâneo, mas tem limite de tempo definido pela agência (geralmente até as 17h) e só está disponível nos dias de semana.

Além disso, muitas pessoas pagam pelas transferências do DOC / TED, o que pode ser um obstáculo ao golpe. Uma vez que Pix é sempre gratuito para indivíduos, as vítimas tendem a estar mais dispostas a realizar a transferência.

Quanto mais rápido e prático for o método de pagamento, mais os criminosos se beneficiarão. É por isso que Pix ganhou espaço no golpe do WhatsApp.

Publicidade

Porque mudar para o PIx?

O PIX iniciou suas operações em 16 de novembro de 2020. Esta é uma grande inovação que permite transferir valor em dinheiro para outra pessoa ou pagar contas quase instantaneamente em qualquer dia e qualquer hora da semana, mesmo em instituições comerciais que o aceitam como meio de pagamento. É seguro e fácil de usar. Somente com as chaves de outras pessoas / empresas. A chave pode ser CPF, email ou até número de telefone.

O golpe não é culpa do PIX, o aplicativo somente é um facilitador. Portanto, essa ferramenta é a mesma vítima que um hacker invadir o WhatsApp ou doar dinheiro para criminosos sem saber que não é seu amigo.

Mais golpes usando o PIX

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), criminosos estão enviando e-mails aos clientes, um antigo ataque de phishing com um link que pode registrar chave PIX. Logicamente, tudo é falso. O e-mail, ao primeiro ver, tem uma aparência legítima. Mas quando você olha de perto, você verá sinais de que está errado. A primeira coisa é que não existe um nome de organização ou domínio que não termine com ".com.br". O segundo são alguns erros de português. Portanto, o método recomendado é visitar o site ou aplicativo oficial do banco para se registrar, e nunca vincular por e-mail, muito menos por redes sociais.

Outro golpe envolve um funcionário de um banco ou mesmo do Banco Central ligando para a vítima. Ele disse que queria ajudá-lo a criar o PIX. Nenhuma instituição bancária ou mesmo do BC faz isso. Se eles ligarem para você, desligue e bloqueie o número de ligar para você, se possível.

Conheça mais golpes pelo Pix e fique esperto

O golpe do bug do Pix

Os criminosos compartilham vídeos e mensagens nas redes sociais, alegando que podem transferir dinheiro por meio do Pix e ganhar o dobro do valor que foi transferido.

Isso pode ser causado por uma falha da instituição financeira e do sistema Pix.

Nessa mensagem, o criminoso explica que, para que o erro tenha efeito, você precisa enviar dinheiro para uma chave específica - e depois compartilhar um número hipotético válido. Essas chaves são as contas dos próprios vigaristas.

Quem transfere dinheiro para a chave para "testar" se a vulnerabilidade é válida está, na verdade, enviando dinheiro para o golpista.

Ou seja, não existe bug do Pix ou de chaves aleatórias. O fato de os criminosos usarem a chamada "engenharia social" para enganar as pessoas e aceitar transferências é uma informação chamativa e altamente compartilhada.

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade