Qual a forma mais inteligente de investir dinheiro em 2021?

O ano acabou de começar, escolha a hora certa para investir no mercado financeiro em 2021 Atualmente, o cenário econômico mundial está incerto, devido a toda situação de pandemia e o planejamento de distribuição de vacinas dos países, fazendo com que os investidores mantenham a cautela na hora de investir. Considerar onde investir para alcançar […]

Publicidade

Meu Dinheiro

Qual a forma mais inteligente de investir dinheiro em 2021?

Publicado: 8 de fevereiro, 2021

Meu Dinheiro

Qual a forma mais inteligente de investir dinheiro em 2021?

Publicado: 8 de fevereiro, 2021

O ano acabou de começar, escolha a hora certa para investir no mercado financeiro em 2021 Atualmente, o cenário econômico mundial está incerto, devido a toda situação de pandemia e o planejamento de distribuição de vacinas dos países, fazendo com que os investidores mantenham a cautela na hora de investir. Considerar onde investir para alcançar […]


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

O ano acabou de começar, escolha a hora certa para investir no mercado financeiro em 2021

Atualmente, o cenário econômico mundial está incerto, devido a toda situação de pandemia e o planejamento de distribuição de vacinas dos países, fazendo com que os investidores mantenham a cautela na hora de investir.

Considerar onde investir para alcançar os resultados financeiros desejados é essencial para começar o ano bem. Portanto, entender o melhor investimento em 2021 irá prepará-lo para encontrar e aproveitar oportunidades.

Ao mesmo tempo, você deve considerar cuidadosamente tudo o que é realmente relevante. Por meio de uma análise abrangente, você pode definir a configuração do portfólio de produtos que melhor se adapta às suas características.

A seguir, veja onde investir em 2021 e aprenda como tomar decisões sobre a alocação de recursos. 

Publicidade

Projeções para 2021

Depois de passar por muitas turbulências e lições aprendidas, a pergunta que todos fazem são as expectativas para 2021. Será que a recuperação no segundo trimestre é animadora? Ou a realidade atual assusta?

Embora tenhamos alguns bons indicadores que mostram a tendência de recuperação econômica global, temos alguns outros indicadores de que os casos de coronavírus voltaram à tendência de alta, que é o principal fator de risco e incerteza para quase todas as classes de ativos - pelo menos até que a vacina esteja disponível para todos.

Publicidade

O que devo saber antes de investir meu dinheiro?

Em primeiro lugar, você deve entender que determinar o melhor investimento financeiro em qualquer período não depende de uma fórmula. Em outras palavras, nenhum investimento (ou grupo de investimentos) atende a todos da mesma forma.

Portanto, todos os aspectos que têm impacto significativo na tomada de decisão devem ser considerados. Pense nisso e veja quais são os fatores mais importantes: 

Publicidade

Perfil de investidor

Conhecer o seu perfil de investidor é condição indispensável para qualquer investimento em 2021 ou em qualquer ano. Ele define sua tolerância ao risco e expectativas em termos de segurança, liquidez e lucratividade.

Portanto, você deve primeiro entender o perfil adequado para investimento sem se preocupar com mudanças além dos limites esperados.

Objetivos financeiros

Os melhores investimentos em 2021 são aqueles que podem atingir metas financeiras além de atender às suas necessidades. Portanto, é muito importante definir metas agora.

Por exemplo, considere que você planeja viajar no final do ano, se planeja iniciar um plano de aposentadoria ou se deseja comprar uma propriedade. É crucial determinar quanto dinheiro você espera ganhar, quanta liquidez você deve ter e o período de resgate esperado.

Publicidade

Capacidade de poupança

Depois de considerar seus objetivos e perfil, é hora de entender quanto você economiza e conduzir seu investimento. Isso requer principalmente a análise de sua situação financeira e as previsões para o ano.

Com maior capacidade de investimento, você pode valorizar seus ativos. Além disso, alternativas que exigem contribuições mínimas elevadas podem ser usadas. Por outro lado, se seu poder aquisitivo é mais baixo, deve procurar possibilidades acessíveis - e elas existem!

Carteira de investimentos

Se você já fez um investimento, é importante considerar as configurações de seu portfólio atual. Às vezes, parece que a melhor opção de investir em 2021 mudará completamente o perfil de risco de sua carteira.

Portanto, a análise deve ser reforçada. Avalie seu investimento, o valor alocado e o resultado. A partir daí, pense nas possíveis mudanças. Portanto, eles aumentam suas chances de fazer uma escolha consistente.

Perspectivas Econômicas para 2021

Veja as perspectivas econômicas para 2021

Com a pandemia Covid-19, as perspectivas econômicas tornaram-se mais incertas. Porém, mesmo diante de todas as incertezas trazidas pela pandemia, é possível fazer um grande número de opções para investir esse dinheiro.

Compreender as expectativas futuras do mercado tornará suas escolhas diferentes, permitindo que você determine melhor seus objetivos de investimento.

Durante 2020, experimentamos um grande impacto na economia, levando a uma queda de 4,5% na projeção do PIB pelos analistas.

A taxa de juros atingiu o nível mais baixo da história e vem caindo continuamente desde 2016, tornando a atratividade do investimento em renda fixa em 2020 menos atrativa.

Toda a situação faz com que os investidores prefiram o capital de risco, o que leva a um aumento substancial do número de pessoas no B3.

De acordo com a projeção econômica para 2021, a expectativa é que a Taxa Selic permaneça em patamar baixo, o que continuará a buscar investimentos de risco que proporcionem aos investidores maiores retornos.

Publicidade

Os melhores investimentos para 2021

A análise personalizada de seu status e características é essencial para entender onde investir recursos. Depois de considerar esses fatores, você pode entender as escolhas de mercado com mais cautela.

Nesse sentido, podem se destacar algumas oportunidades entre os melhores investimentos em 2021. Conheça as estimativas para 2021!

PIB 

Em 2021, o crescimento estimado do Produto Interno Bruto (PIB) é de 3,5%.

Inflação

De acordo com a visão econômica divulgada no último Relatório Focus, a expectativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atinja 3,34% em 2021.

A estimativa de inflação para 2021 está abaixo do centro da meta de inflação que o Banco Central seguirá.

A meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 4% em 2021, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para alta ou baixa.

Taxa Selic

O Comitê de Política Monetária (COPOM) define atualmente a taxa básica de juros em 2,0% ao ano.

Seu principal objetivo é controlar a inflação e estabilizar a economia brasileira.

A expectativa é de que a Taxa Selic em 2021 suba para 3,0% para manter a demanda das commodities e do consumo.

Dólar

De acordo com o último “Boletim Focus”, a projeção para a cotação do dólar em 2021 é de 5,10 reais.

Publicidade

Renda fixa e crédito privado 

Com o declínio da taxa Selic caindo para 2% no ano de 2020, a taxa de retorno dos investimentos em renda fixa começa a diminuir. Porém, vale lembrar que a renda não é o único aspecto relevante para a tomada de decisão. Portanto, não há necessidade de eliminar a renda fixa da carteira em 2021.

Se sua meta é aumentar os retornos sem abrir mão da estabilidade, você pode considerar algumas opções mais arriscadas. Por exemplo, títulos de crédito privado. Incluem Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e do Agronegócio (CRA).

Você também pode investir em Debênture, os títulos de dívidas de empresas. O foco são debêntures incentivadas, que são isentos de imposto de renda.

Renda variável

Em 2021, desde que atenda ao seu perfil de risco, a renda variável também aparecerá em boas técnicas de investimento. Por exemplo, você pode investir em ações, fundos imobiliários e fundos de índice (ETF) para aproveitar o desempenho do mercado.

Se você deseja investir em empresas no exterior, o Brazilian Depository Receipts (BDR) pode simplificar o processo. Ela permite que os investidores se exponham a ações de empresas externas adquiridas por intermediários brasileiros.

Fundos Imobiliários

veja como investir nos fundos imobiliários em 2021

Os fundos imobiliários - ou FII – se negociam na bolsa de valores e funcionam como ações, mas o investimento não é uma empresa, mas sim um imóvel. Nos últimos dois anos, esta é a forma mais interessante para os brasileiros, faz sentido para pessoas com tradições tradicionais de investimento imobiliário, mas a maioria das pessoas ainda não conhece as vantagens em comprar cotas do FII para cumprir.

No caso de queda das taxas de juros, os fundos imobiliários são ativos muito adequados para investidores conservadores. Em comparação com os investimentos de capital de risco por meio de ações, sua volatilidade é muito menor, especialmente se eles se concentrarem em FIIs mais líquidos. Construa uma carteira no meio, ou seja, as ações que são mais negociadas no B3, você pode vender mais rápido quando decidir.

Publicidade

As melhores ações para investir em 2021

São ações de empresas de diversos setores, acreditamos que essas ações podem facilmente aumentar os lucros e criar valor para o acionista, proporcionando um portfólio equilibrado e diversificado, essas características podem naturalmente diluir o impacto negativo de qualquer empresa, que possam ter um desempenho ruim por alguma razão.

Agronegócio

Segundo dados do Ipea (Instituto de Economia Aplicada), o setor agropecuário deve crescer 1,2% até 2021.

Para as lavouras agrícolas, a nova safra de soja e milho deve bater recorde, com alta esperada de 4,6% e 2,0%, respectivamente.

Para a pecuária, as expectativas aumentaram 4,4%, tendo atuado ativamente nos ramos que mais evoluíram, como bovinos, frangos, suínos, leite e ovos.

No entanto, a produção de carne bovina deve se concentrar no crescimento de 5,5% previsto para 2021.

Nesse caso, algumas ações no setor agrícola podem vir acompanhadas de melhorias no setor, como a SLCA Agrícola.

E-Commerce

A pandemia do coronavírus levou as empresas a buscar alternativas em tempos de isolamento social para manter o ritmo de vendas acelerado.

Sob tais circunstâncias, acelerar as vendas digitais se tornou uma das estratégias mais comumente usadas por varejistas em tempos de isolamento social.

Até 2021, as empresas que desempenham um papel importante no e-commerce deverão se beneficiar do crescimento do usuário nos canais online.

A Lojas Renner (LREN3) inserida no setor é uma grande oportunidade em 2021 para se beneficiar da recuperação econômica e das vendas do e-commerce.

Tecnologia 

Pelas projeções, o setor de tecnologia deve manter seu ritmo de crescimento em 2021, favorecendo empresas do setor de tecnologia, como a CSU Cardsystem.

A CSU Cardsystem (CARD3) é líder na prestação de serviços de alta tecnologia no mercado brasileiro.

Publicidade

Como investir na reserva de emergência?

maneiras de investir a reserva de emergência em 2021

Para saber qual a melhor aplicação financeira e onde investir em 2021, é importante considerar as reservas de emergência. Afinal, a crise de 2020 demonstrou a importância de se ter um fundo de garantia financeira mais do que nunca.

Como o nome sugere, a reserva de emergência é o dinheiro que precisamos em momentos de emergência, como desemprego, problemas de saúde, acidentes de trânsito e muitas outras situações inesperadas da vida diária.

As reservas de emergência ou colchões financeiros, pode garantir que a pessoa tenha segurança e proteção em situações onde não haja dificuldade para quitar suas dívidas (como uma crise causada por uma pandemia) e sem afetar o padrão de vida. 

Para essa reserva, é necessário priorizar a segurança e a liquidez sem a necessidade de retorno. Portanto, renda fixa é a mais adequada - principalmente investimentos com liquidez diária.

Publicidade

Por exemplo, dependendo das suas condições, você pode investir em um Certificado de Depósito Bancário (CDB) ou no Tesouro Selic, que conta com liquidez diária. Se necessário, esses valores podem ser resgatados rapidamente.

Também há oportunidades para investir em fundos de renda fixa, como por exemplo, o Tesouro Selic Simples, do BTG Pactual digital. Por meio dele, você pode acessar a gestão profissional de forma mais simples e econômica para proteger seus fundos seguros.

Em nossa plataforma, fornecemos dois CDBs (certificados de depósitos bancários) para liquidez diária do BTG Pactual, que é uma das instituições financeiras mais importantes do país, segundo as principais agências de classificação de risco.

ETFs (Exchange Traded Funds)

Além disso, os ETFs ou fundos de índice ainda são uma boa escolha em 2021, o que pode refletir a melhoria das principais bolsas mundiais.

Já para os investidores que desejam acompanhar o desenvolvimento das empresas americanas, o (IVVB11) pode ser uma ótima opção em 2021.

Publicidade

Resumindo, onde devo investir dinheiro em 2021?

Como podem ver, para escolher o melhor investimento em 2021, o mais importante é saber qual o investimento que se adapta ao seu perfil, expectativas e possibilidades.

Na hora de decidir onde investir em 2021, além de considerar a situação geral do mercado, as opiniões dos especialistas também devem ser avaliadas. Existem muitas oportunidades e você precisa saber como explorá-las bem.

Além disso, vale a pena explorar alternativas de mercado para encontrar oportunidades para sua carteira de investimentos.

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade