Empréstimos para Autônomos: Entenda como funciona o empréstimo para autônomo

Os empréstimos para autônomos são muito buscados, principalmente para alavancar o negócio com novos investimentos, ou mesmo para cobrir despesas do dia-a-dia ou então um descasamento do fluxo de caixa que precisa de um dinheiro extra para não atrapalhar o planejamento financeiro.

Essas operações de empréstimos para autônomos são realizadas por diferentes instituições financeiras, exatamente com estes objetivos de alavancar a operação do autônomo e permitir com que a renda seja mantida e o negócio prospere.

A realização do empréstimo para autônomo não é muito diferente de outras operações de crédito, ou seja, será realizada a solicitação de empréstimo à uma instituição de crédito normalmente, haverá a avaliação de crédito com base no relacionamento e no histórico de crédito do autônomo no mercado e com a instituição solicitante, em seguida o recurso é liberado.

Lembrando que no caso de autônomos, sempre será avaliado o CPF do solicitante, sendo assim independente de o crédito ser com objetivo profissional ou pessoal, a análise de crédito levará em consideração o histórico global do solicitante, diferente do caso de empresas com CNPJ constituído, onde o histórico empresarial tem um peso maior que o CPF dos sócios.

Emprestimo para Autônomos - Solicite Rápido e sem Burocracia

O ponto de maior dificuldade nas operações de empréstimos para autônomos está relacionado a comprovação de renda, o principal documento que pode ser utilizado para comprovação são os recibos de prestação de serviços, chamados de RPA, que são os recibos de pagamento autônomo com o pagamentos dos devidos impostos incidentes, como o Imposto de renda retido sobre a fonte, o INSS que é a previdência social e o ISS que é o imposto sobre serviços municipal.

Além disso, podem ser considerados para análise de crédito também o extrato bancário com os recebimentos dos últimos períodos, que podem ser solicitados de 3 meses a 36 meses de movimentação financeira. E o Imposto de Renda pessoa física, constando a declaração de todos os rendimentos ocorridos no último ano fiscal.

Possuindo estes documentos para análise de crédito, com certeza a aprovação do seu empréstimo será bastante facilitada, claro desde que o valor do crédito e das parcelas estejam adequadas com o seu perfil de renda declarado.

Empréstimos para autônomos informais:

Os autônomos informais representam um grande percentual dos autônomos no mercado de trabalho brasileiro, a diferença é que os autônomos informais não geram recibos de pagamento autônomo e muitas vezes não recolhem os impostos referentes ao recebimento de renda pessoa física, já que a movimentação financeira não é declarada e muitas vezes ocorre inclusive com altas movimentações de dinheiro em espécie.

Para este perfil de trabalho informal de fato as operações de empréstimos para autônomos serão bastante limitadas, tendo em vista que a comprovação de renda será muito difícil através dos documentos oficiais que são considerados pelas instituições financeiras.

Se o seu perfil de autônomo é informal, as melhores opções são as operações de empréstimo com garantias reais, como empréstimo com garantia de imóvel ou automóvel, ou então efetivar um processo de regularização de seu negócio, para que sua movimentação financeira possa ser avaliada pelas instituições financeiras.

Últimos Artigos sobre Empréstimo para Autônomos

31 de julho de 2019

Empréstimo: Descubra Como conseguir dinheiro para emergência sem recorrer ao empréstimo

Empréstimo é uma opção para levar em conta quando a situação financeira aperta e você está com muitas dívidas para pagar. Investimento em um negócio próprio, uma viagem ou uma emergência também estão entre os principais motivos que levam uma pessoa a solicitar um empréstimo. No entanto, ao fazer a simulação, o alto valor das […]

subject Leia no blog
22 de julho de 2019

Empréstimo com nome sujo: Tudo que você precisa saber

É possível solicitar um empréstimo com nome sujo? Essa é a dúvidas de muitas pessoas que precisam solicitar um empréstimo pessoal para quitar dívidas e estão negativadas. Mas não se preocupe. A resposta é: Sim, é possível realizar um empréstimo com nome sujo. No entanto, há alguns fatores que diferem a solicitação de um empréstimo […]

subject Leia no blog
22 de julho de 2019

Empréstimo com restrição: Descubra como conseguir o seu

É possível conseguir um empréstimo com restrição? Essa é a dúvida de muitos brasileiros que precisam quitar um cartão de crédito, dívidas vencidas e estão com o nome sujo. Se você se encaixa neste quadro, não sei preocupe. Neste post você vai descobrir como conseguir um empréstimo com restrição e quitar suas dívidas. Vamos lá? […]

subject Leia no blog
22 de julho de 2019

Empréstimo para negativado: 3 dicas para conseguir

Sim, é possível conseguir um empréstimo para negativado. Às vezes, imprevistos acontecem. E nessas horas, as contas saem do controle. Até chegar o momento em que nosso nome fica sujo. Quando isso acontece, é mais difícil conseguir um empréstimo. No entanto, os bancos e financeiras já possuem algumas modalidades exclusivas de empréstimo para negativado. No […]

subject Leia no blog