Meu Dinheiro
Crédito Imobiliário: O Que É E Como Funciona?
Publicado: 9 de fevereiro, 2021
Publicidade
Publicado: 9 de fevereiro, 2021
Publicado: 9 de fevereiro, 2021
O crédito imobiliário nada mais é do que o financiamento imobiliário, que como o nome mesmo diz, é um crédito adquirido no intuito de comprar, construir ou reformar um imóvel. E, como todo tipo de financiamento, é importante entender certas questões antes de contratar. Bancos e instituições financeiras são responsáveis por quitar o imóvel para o contratante […]
Autor:
Fabio Vieira
Revisor:
Bruno Contento
Publicidade
O crédito imobiliário nada mais é do que o financiamento imobiliário, que como o nome mesmo diz, é um crédito adquirido no intuito de comprar, construir ou reformar um imóvel. E, como todo tipo de financiamento, é importante entender certas questões antes de contratar.
Bancos e instituições financeiras são responsáveis por quitar o imóvel para o contratante do crédito e depois recebem o pagamento em parcelas e prazo acordadas com o mesmo. Esse financiamento é feito diretamente com as instituições e as condições, como taxas de juros e valores são acertadas da maneira que melhor cabe no bolso do comprador.
Como dito no início da matéria, o crédito imobiliário não é utilizado apenas para quem quer comprar uma casa nova, mas também pode ser solicitado em casos de compradores que necessitem reformar sua casa ou mesmo, começar a construí-la do zero.
Muitos confundem o crédito imobiliário com o refinanciamento de imóvel, porém são dois tipos de financiamento diferentes, pois no caso do refinanciamento o imóvel fica como garantia da quitação do bem. Enquanto houver parcelas para quitar, o comprador não pode vender o imóvel, fica assim como garantia para a financiadora que todas as parcelas serão pagas.
Publicidade
Existem apenas duas formas de crédito imobiliário, que são o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). O primeiro serve para imóveis de até 750 mil reais e o segundo para imóveis acima deste valor. Em ambos os casos, diversos bancos oferecem o financiamento, porém a instituição mais procurada é a Caixa Econômica.
Após definir qual a forma de crédito imobiliário que você está procurando, é necessário fazer uma simulação de crédito, pois isso permite que você consiga comparar as condições de pagamento em diferentes instituições financeiras.
Depois de avaliar e escolher a melhor empresa de financiamento, você envia seus dados junto a uma proposta para a instituição e aguarda a análise de crédito da mesma para saber se será possível a liberação do crédito imobiliário ou não. Isso dependerá dos seus ganhos e do valor do imóvel já que é necessária a compatibilidade da renda do cliente com o valor solicitado para financiamento.
Se a documentação do comprador e do imóvel estiver correta, é emitido o Contrato de Financiamento e depois disso os tramites de pagamento se iniciam, começando pelo Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI). Depois de pago, é imprescindível ir ao Cartório de Registro de Imóveis para fazer o registro.
Com o contrato assinado pelo cartório em mãos, o mesmo deve ser enviado à instituição financeira e então é só aguardar de 5 a 10 dias úteis para o valor do financiamento ser liberado.
A partir daí o comprador deve sempre ficar atento às prestações e aos juros impostos caso haja algum atraso no pagamento das parcelas, pois como o crédito imobiliário é um empréstimo, caso o cliente não pague regularmente as parcelas, é possível até perder o imóvel. Terminadas as parcelas, a instituição financeira irá emitir o termo de quitação e aí finalmente o cliente poderá considerar o imóvel como sua propriedade.
Publicidade
Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.
Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade
Publicidade
Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras
Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.
Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.
Publicidade