Dicionário Financeiro
Entenda como funciona o Pix Parcelado
Publicado: 19 de maio, 2022
Publicidade
Publicado: 19 de maio, 2022
Publicidade
Com as dificuldades financeiras, os desafios aumentam, e os boletos podem facilmente se acumular. Por isso, nada melhor do que aproveitar as diversas soluções que surgem no mercado, como é o caso do Pix parcelado, e conseguir organizar as finanças sem tantas dores de cabeça.
Apesar de não ser uma iniciativa do Banco Central, o Pix parcelado tem conquistado cada vez mais adeptos por ser uma das soluções rápidas e fáceis disponíveis como oferta de crédito.
Por isso, se você estiver precisando de dinheiro rápido, e puder parcelar seu valor, agora é a hora de entender o Pix parcelado: como funciona?
Publicidade
Quando uma conta se atrasa, ou você precisa quitar algo rapidamente, e não quer (ou não pode) pedir empréstimo a uma financeira pelo meio tradicional, hoje pode seguir por outro caminho.
O segredo é simples: o Pix parcelado é uma forma de conseguir seu dinheiro sem precisar de tantos contratos ou averiguações.
Em breve, o Banco Central lançará sua própria modalidade, chamada Pix Garantido, com regras semelhantes de parcelamentos, mas talvez com juros consideravelmente mais interessantes. Ainda sem data para o lançamento.
Publicidade
A pergunta que não quer calar: Pix parcelado, como funciona?
Para responder, você precisará pensar o seguinte: o Pix parcelado é para urgências e, como tal, é uma ótima pedida para quando você quer eliminar uma conta muito alta de uma só vez.
Há diversas instituições financeiras que já o colocaram em prática, como é o caso do Santander, e das fintechs Mercado Pago e Picpay, entre outras.
Ao solicitar o seu Pix para uma delas, entenda que as taxas são mais elevadas: entre 2% e 3,99% ao mês. Mas você pode parcelar em até 24 vezes, em alguns casos.
Publicidade
Depende de como anda sua saúde financeira. Se você está com as finanças frágeis, e o Pix parcelado acabou se tornando uma opção recorrente, ele não é a melhor escolha, pois pode ampliar suas dívidas consideravelmente.
Porém, se você quer apenas eliminar uma dor de cabeça, vale a pena utilizá-lo sim, desde que tenha consciência de que é uma opção que exige total responsabilidade, tal como o cheque especial.
Publicidade
Como as taxas são consideravelmente maiores, você pode pensar em pagar seu Pix parcelado à vista, porém, vai depender de qual a melhor forma para o seu bolso.
Ou seja, de nada adianta pedir o seu crédito pelo Pix e, em seguida, pagá-lo com um empréstimo pessoal, pois as taxas de juros recorrentes tendem a se acumular e, no final das contas, se transformam em uma bola de neve.
Por outro lado, se a instituição fizer o pagamento parcelado, escolha essa opção, pois assim você não precisa se preocupar em pagar tudo de uma só vez.
Publicidade
Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.
Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade
Publicidade
Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras
Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.
Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.
Publicidade