3 Dicas para economizar dinheiro ganhando pouco

Está com dificuldades de juntar dinheiro para comprar carro dos sonhos? Então, veja neste artigo 3 dicas de como economizar dinheiro ganhando pouco.

Publicidade

Organização Financeira

3 Dicas para economizar dinheiro ganhando pouco

Publicado: 13 de março, 2024

Organização Financeira

3 Dicas para economizar dinheiro ganhando pouco

Publicado: 13 de março, 2024

Está com dificuldades de juntar dinheiro para comprar carro dos sonhos? Então, veja neste artigo 3 dicas de como economizar dinheiro ganhando pouco.


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

As pessoas estão encontrando cada vez mais dificuldades para atender às necessidades básicas, muito menos para realizar sonhos como comprar um carro ou uma casa própria. Isso nos leva a uma pergunta crucial: Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Para responder a essa pergunta, elaboramos este texto especialmente para você, que trabalha arduamente para ganhar seu sustento e deseja economizar para garantir um futuro mais seguro ou para alcançar objetivos financeiros importantes, como a compra de um carro, uma casa ou qualquer outro bem valioso.

Continue conosco neste texto, pois apresentaremos três dicas essenciais para quem ganha um salário mínimo ou menos e deseja economizar parte de sua renda. Boa leitura!

Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Economizar dinheiro quando se ganha pouco não é tarefa fácil. É um verdadeiro desafio, especialmente para aqueles que têm um salário mínimo para sustentar todas as despesas mensais.

No entanto, apesar dos obstáculos, é possível sim poupar dinheiro, mesmo ganhando tão pouco. E é por isso que estamos aqui, certo?

Em primeiro lugar, se você deseja economizar dinheiro, é fundamental ter claro qual é o seu objetivo ao fazer essa economia. Afinal, todos temos diferentes finalidades para nosso dinheiro. Você pode estar economizando para:

  • Custear despesas básicas como alimentação, remédios e necessidades essenciais para sobrevivência;
  • Realizar um sonho, como viajar, casar, comprar um carro ou outro bem significativo;
  • Investir em si, como fazer um curso nas horas vagas ou até mesmo investir em educação continuada, como uma faculdade à distância.

Independentemente do seu objetivo, ter uma meta clara para sua economia servirá como motivação e guia para não se desviar do caminho e acabar desperdiçando seu suado dinheiro. Mas claro, isso não é tudo. Por isso, vamos compartilhar três dicas importantes para economizar, mesmo ganhando pouco.

3 Dicas para começar a economizar

Aqui estão três dicas essenciais para economizar dinheiro com uma renda baixa, ajudando você a gastar conscientemente, sem se deixar levar pelo impulso ao se deparar com uma liquidação tentadora. Vamos lá!

Compreenda suas despesas

Entender suas despesas é fundamental para qualquer pessoa que deseje economizar dinheiro. Conhecer exatamente onde seu dinheiro está sendo gasto é o primeiro passo para identificar áreas onde é possível fazer ajustes.

Ignorar suas despesas é como ignorar um problema, não resolverá nada e quem sofrerá as consequências será você. É importante registrar todas as suas despesas mensais e categorizá-las em três tipos:

  • Despesas Fixas: aquelas que você precisa pagar todo mês, como aluguel, contas de serviços, financiamentos, etc.;
  • Despesas Variáveis: aquelas que mudam de valor conforme seu consumo, como contas de água, luz, telefone, compras de supermercado, etc.;
  • Despesas Extras: são os imprevistos, como uma visita inesperada ao médico ou conserto de algum equipamento.

Limite o uso do cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil, mas não é uma extensão de sua renda. Ter um limite de crédito superior ao seu salário pode levá-lo a fazer compras além de suas possibilidades financeiras.

Portanto, se você quer economizar e possui uma renda limitada, use seu cartão de crédito apenas quando necessário. Evite compras por impulso, mesmo que possa parcelá-las. Certifique-se de que poderá pagar por elas.

Busque fontes de renda adicionais

Ter uma fonte de renda adicional é uma ótima maneira de economizar dinheiro com uma renda baixa. Ter um pouco mais de dinheiro disponível no final do mês pode melhorar significativamente sua qualidade de vida e, com o advento da internet, encontrar uma renda extra além do seu trabalho principal tornou-se muito mais viável.

Você pode:

  • Participar de pesquisas remuneradas online;
  • Realizar freelancers ou oferecer serviços que você domina, como aulas particulares, redação de textos, etc.;
  • Trabalhar como motorista de aplicativo;
  • Vender itens que você não usa mais, como roupas ou acessórios.

Como economizar para comprar um carro?

Comprar um carro vai além de simplesmente economizar dinheiro; é preciso considerar uma série de fatores para garantir que você não desperdice o fruto de seu trabalho árduo. Afinal, como diz o ditado, "tempo é dinheiro", e pense em quantas horas você teve que dedicar para ganhar aquele salário suado.

Portanto, antes de tudo, é importante analisar:

  • Se você precisa realmente de um carro ou se é apenas um desejo;
  • Se possui recursos financeiros suficientes para arcar com os custos de manutenção, combustível, impostos e outras despesas relacionadas ao veículo;
  • Se tem um local adequado para estacionar o carro, ou se precisará pagar por estacionamento.

Além de seguir as dicas mencionadas anteriormente, você pode considerar a possibilidade de obter um empréstimo com garantia de veículo através do Empréstimo Hoje. Se você possui um carro em seu nome, sem pendências, essa pode ser uma opção viável para ajudá-lo a adquirir seu novo veículo. Não deixe de conferir nossas opções. Até mais!

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade