Qual é o melhor momento para contratar empréstimo?

Veja situações que contratar um empréstimo pode te ajudar ou te prejudicar. Saiba quando é o melhor momento.

Publicidade

Empréstimo

Qual é o melhor momento para contratar empréstimo?

Publicado: 14 de fevereiro, 2024

Empréstimo

Qual é o melhor momento para contratar empréstimo?

Publicado: 14 de fevereiro, 2024

Veja situações que contratar um empréstimo pode te ajudar ou te prejudicar. Saiba quando é o melhor momento.


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

Você sabe qual o momento certo para contratar empréstimo? É uma pergunta que sempre deve ser realizada por todas as pessoas antes de realizar qualquer operação de tomada de capital, principalmente pois ela nos ajuda a avaliar se de fato necessitamos do dinheiro, e se de fato for necessário qual melhor caminho para tomada de decisão.

Em primeiro lugar é essencial reforçar que o empréstimo é a antecipação de um valor financeiro, que em um determinado prazo devera ser devolvido e por essa antecipação de tempo, será cobrado um valor de remuneração denominado juros, além de taxas e encargos envolvidos com a operação.

Publicidade

Situações onde contratar empréstimo é a melhor escolha

O empréstimo é uma ferramenta essencial, principalmente quando estamos avaliando como investimento em algo, ou seja, o valor será aplicado em aquisições que trarão aumento de patrimônio, ou qualquer tipo de receita a quem está utilizando o crédito.

São muito válidos para a compra de imóveis, que possuem potencial de valorização e geração de renda com aluguel, ou então para investimentos em negócios, empresas, enfim coisas que podem trazer receita adicional ao investidor.

A melhor das situações é quando o retorno financeiro da operação é maior que o custo com o empréstimo, gerando ainda um retorno muito vantajoso ao investidor.

Publicidade

Situações onde contratar Empréstimo pode ajudar

Contratar empréstimo também e saudável em situações de emergência financeira, quando existe algum acontecimento principalmente relacionado a saúde, ou acidentes, enfim situações cujas reservas financeiras sejam insuficientes para aquele momento imediato, porém que com o empréstimo, serão diluídas e serão honradas.

Outra situação em que o empréstimo pode ajudar é em caso de dívidas mais caras, como por exemplo cartão de crédito em atraso, ou estouro em limites de conta corrente, que possuem juros muito altos e devem ter a divida substituídas por opções com juros menores e diluição mais adequada de prazo.

Para realização de um sonho possível, muitas pessoas almejam a conquista de bens, seja um veiculo diferenciado, uma joia, uma viagem, uma festa de casamento, o empréstimo pode te ajudar a realizar esses sonhos, desde que exista um planejamento muito bem realizado.

Publicidade

Situações onde o empréstimo pode te prejudicar

O empréstimo pode se transformar de ferramenta de conquista de objetivos em um vilão financeiro em muitas situações, porém em 95% das vezes estão relacionados a tomada de decisão por impulso no momento de contratar empréstimo.

Esse tipo de operação nunca pode ser realizado por impulso, é essencial a realização de um planejamento financeiro, para que as parcelas não ultrapassem seu real poder de pagamento.

Um dos principais erros ocorre quando a tomada de crédito se torna compulsiva, em uma espécie de bola de neve.

Um exemplo clássico é quando a pessoa começa a dever algum compromisso financeiro por estar com seus gastos maiores que sua renda e pega um empréstimo para quitar dívidas, porém não adapta seus gastos a nova realidade e ainda adiciona uma parcela de empréstimo, em questão de tempo as coisas saem totalmente de controle.

Por isso a organização, calma e planejamento financeiro, são fundamentais para contratar empréstimo.

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade