Entenda como funciona a consulta ao SPC ou Serasa 

Você sabe por que é importante consultar o seu nome? Ensinaremos como fazer a consulta no SPC e Serasa para ver a situação do seu nome.

Publicidade

Sair das dívidas

Entenda como funciona a consulta ao SPC ou Serasa 

Publicado: 28 de novembro, 2018

Sair das dívidas

Entenda como funciona a consulta ao SPC ou Serasa 

Publicado: 28 de novembro, 2018

Você sabe por que é importante consultar o seu nome? Ensinaremos como fazer a consulta no SPC e Serasa para ver a situação do seu nome.


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

Muitas pessoas acreditam que a consulta ao SPC ou Serasa  deve ser feita apenas por empresas, comércio e instituições financeiras em geral para aprovação de crédito ao consumidor, sendo uma garantia de liberação da venda a prazo ou de um empréstimo e financiamento.

SPC e SERASA

A consulta ao SPC ou Serasa pode ser realizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, inclusive existem serviços do Serasa ao consumidor que permitem o acompanhamento de seu CPF ou CNPJ obtendo acesso as suas próprias informações gratuitamente.

Isso é uma ferramenta muito útil para avaliar sua situação de crédito e até mesmo verificar se existe alguma pendência desconhecida em seu nome.

É possível também se cadastrar no serviço de monitoramento de CPF, onde a Serasa vai lhe enviar relatórios e notificações sobre todas as pessoas ou empresas que consultarem o seu CPF, além de enviar relatórios se houver qualquer tipo de negativação, protesto, ações judiciais, participação em falências ou cheques sem fundo em seu nome.

Esse é um sistema muito útil para acompanhar sua situação de crédito além de estar atento sobre possibilidades de fraudes ocorrendo com a utilização indevida de seus dados.

Publicidade

Consulta ao SPC ou Serasa para avaliação de crédito

Caso você seja uma empresa, lojista, proprietário de comercio, vendedor autônomo, ou mesmo pessoa física que deseja fazer um negócio de maneira mais segura, a consulta a base de informações do SPC e Serasa é uma das melhores formas de avaliar a situação de crédito da pessoa ou empresa que você está negociando.

Esta consulta a base de dados é paga e deve ser contratada através de um representante parceiro do sistema de consulta ou se seu volume de consultas é alto, poderá ser negociado diretamente com a Serasa ou SPC.

Existem planos de representantes que cobram valor por consulta unitário e outros que comercializam pacotes mensais com uma quantidade pré-definidas, basicamente o que muda é o custo por consulta, quanto mais utilizar maior poder de barganha terá na negociação.

No momento da consulta serão apresentados os dados financeiros da pessoa ou empresa consultada e se houverem quaisquer lançamentos de protestos, negativações, ações judiciais, participação em falências ou cheques sem fundo, serão apresentados na consulta e deverão ser considerados em um momento de concessão de crédito, uma pessoa com muitas pendências ou com score de crédito baixo é um sinal de alerta, que pode gerar futura inadimplência para sua empresa.

Publicidade

Consulta de Informações Cadastrais Gratuitas

A forma mais segura de avaliar o crédito é de fato utilizando os sistemas pagos de consulta ao SPC ou Serasa, o valor pago pela consulta é irrelevante perante os prejuízos causados pela inadimplência de pagamentos. Por isso é importante ter um bom controle de gastos.

Caso seu orçamento não permita, existem algumas alternativas que auxiliam a pelo menos verificar a veracidade de algumas informações cadastrais.

A consulta do cartão CNPJ através do site da receita federal e a Consulta de CPF é uma forma de validar se pelo menos os documentos e a empresa estão ativos e regulares perante a receita

Além disso, existem algumas redes de cartório que permite a consulta de protestos gratuitos, porém apresentam informações mais restritas e podem não ser suficientes para uma análise de crédito completa.

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade