Sair das dívidas
Entenda como funciona a consulta ao SPC ou Serasa
Publicado: 28 de novembro, 2018
Publicidade
Publicado: 28 de novembro, 2018
Publicidade
Muitas pessoas acreditam que a consulta ao SPC ou Serasa deve ser feita apenas por empresas, comércio e instituições financeiras em geral para aprovação de crédito ao consumidor, sendo uma garantia de liberação da venda a prazo ou de um empréstimo e financiamento.
A consulta ao SPC ou Serasa pode ser realizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, inclusive existem serviços do Serasa ao consumidor que permitem o acompanhamento de seu CPF ou CNPJ obtendo acesso as suas próprias informações gratuitamente.
Isso é uma ferramenta muito útil para avaliar sua situação de crédito e até mesmo verificar se existe alguma pendência desconhecida em seu nome.
É possível também se cadastrar no serviço de monitoramento de CPF, onde a Serasa vai lhe enviar relatórios e notificações sobre todas as pessoas ou empresas que consultarem o seu CPF, além de enviar relatórios se houver qualquer tipo de negativação, protesto, ações judiciais, participação em falências ou cheques sem fundo em seu nome.
Esse é um sistema muito útil para acompanhar sua situação de crédito além de estar atento sobre possibilidades de fraudes ocorrendo com a utilização indevida de seus dados.
Publicidade
Caso você seja uma empresa, lojista, proprietário de comercio, vendedor autônomo, ou mesmo pessoa física que deseja fazer um negócio de maneira mais segura, a consulta a base de informações do SPC e Serasa é uma das melhores formas de avaliar a situação de crédito da pessoa ou empresa que você está negociando.
Esta consulta a base de dados é paga e deve ser contratada através de um representante parceiro do sistema de consulta ou se seu volume de consultas é alto, poderá ser negociado diretamente com a Serasa ou SPC.
Existem planos de representantes que cobram valor por consulta unitário e outros que comercializam pacotes mensais com uma quantidade pré-definidas, basicamente o que muda é o custo por consulta, quanto mais utilizar maior poder de barganha terá na negociação.
No momento da consulta serão apresentados os dados financeiros da pessoa ou empresa consultada e se houverem quaisquer lançamentos de protestos, negativações, ações judiciais, participação em falências ou cheques sem fundo, serão apresentados na consulta e deverão ser considerados em um momento de concessão de crédito, uma pessoa com muitas pendências ou com score de crédito baixo é um sinal de alerta, que pode gerar futura inadimplência para sua empresa.
Publicidade
A forma mais segura de avaliar o crédito é de fato utilizando os sistemas pagos de consulta ao SPC ou Serasa, o valor pago pela consulta é irrelevante perante os prejuízos causados pela inadimplência de pagamentos. Por isso é importante ter um bom controle de gastos.
Caso seu orçamento não permita, existem algumas alternativas que auxiliam a pelo menos verificar a veracidade de algumas informações cadastrais.
A consulta do cartão CNPJ através do site da receita federal e a Consulta de CPF é uma forma de validar se pelo menos os documentos e a empresa estão ativos e regulares perante a receita
Além disso, existem algumas redes de cartório que permite a consulta de protestos gratuitos, porém apresentam informações mais restritas e podem não ser suficientes para uma análise de crédito completa.
Publicidade
Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.
Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade
Publicidade
Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras
Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.
Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.
Publicidade