Cartões de crédito se tornaram o pior inimigo dos poupadores espanhóis para enfrentar a crise. Em muitas ocasiões, e ainda mais nas férias, a conveniência de tê-las a qualquer momento para pagar faz com que você esqueça alguns dos preceitos básicos da operação desses plásticos: o dinheiro gasto com um cartão de crédito é um empréstimo que o cliente deve retornar, mais cedo ou mais tarde.
E com seus interesses correspondentes. Além disso, todos os cartões possuem limites de crédito, concedidos pelas entidades com base em certas características de solvência de seus detentores. Se eles excederem, as conseqüências terão que ser pagas.
É o que é conhecido como um cheque especial com cartão de crédito com nome sujo. Quando isso acontece você tem que pagar a entidade, pelo menos, uma comissão de 30 reais,
Dívidas de plástico
Ter um cartão de crédito permite que você enfrente despesas inesperadas e todos os tipos de compras. Nos últimos anos, seu número aumentou significativamente. Segundo o Banco da Espanha, os cartões em circulação (débito e crédito) chegam a 99,6 milhões, uma média de 2,6 cartões para cada cidadão acima de 16 anos.
O Barômetro do Cartão MasterCard de 2009 estabelece que o método de pagamento diferido, que obriga o banco a pagar juros e que ainda é pouco usado em nosso país, registrou o maior aumento. Cresceu 4% em relação a 2008 e, agora, 16,4% dos cartões emitidos são desta modalidade.
Em muitos casos, as próprias entidades promoveram tal furor e distribuíram cartões apenas para abrir uma conta corrente ou, ainda, forçaram-nas a assiná-las quando assinaram um empréstimo hipotecário. No entanto, em tempos difíceis, esses plásticos se voltam contra poupadores que não os usam com cautela e com perspicácia.
A essência desses cartões é que o titular do cartão pode ter uma linha de crédito (um empréstimo) até o limite concedido pelo banco, que já realizou um estudo de sua capacidade financeira. Em geral, os limites variam entre 3.000 e 6.000 reais, embora às vezes possam chegar a valores superiores a 10.000 reais.
Quando um usuário recorre ao crédito de seu cartão, ele deve saber que no final do período escolhido (mensal ou diferido) ele deve devolver o montante emprestado. Se você escolher o método de pagamento diferido, você também terá que pagar juros que hoje estão em torno de 20%.
Com os cartões, é fácil ficar inadimplente, especialmente se o interesse é alto. Um dos truques das entidades é que elas emitem cartões de crédito na forma de pagamento diferido, portanto se o usuário não alterar esse slogan, seja por desconhecimento ou por conta própria, opta por financiar suas compras em parcelas com o cartão, deve pagar os interesses acima mencionados, o que pode levar a situações difíceis e os chamados descobertos.
Um erro que é pago caro
Usar o crédito de um cartão quando a situação de solvência familiar é complicada não é adequado, mas o desastre pode ser pior quando o limite concedido pelo banco é excedido e mais do que o permitido é gasto. Neste caso, o usuário deve enfrentar as conseqüências de ter um cheque especial com seu cartão.
As comissões que as entidades aplicam para esse conceito são altas. Em princípio, todos cobram uma quantia fixa de 30 reais cada vez que o usuário excede o limite do seu cartão. É a chamada comissão de limite excedido no cartão de crédito.
A principal causa de um cheque especial é a falta de controle de gastos. Se um usuário tiver um limite de 3.000 reais e o exceder, por não ter feito um cálculo correto das compras já feitas, entrará nesta situação.
Além disso, as entidades cobram outra taxa para reclamar contas não pagas de cartões de crédito. Para compensar as despesas de gestão para solicitar a regularização da dívida, solicitam uma média de 30 reais. Também neste caso, a principal razão pela qual um usuário entra em default é a falta de previsão.
Você tem que levar em conta quais são as datas de liquidação do cartão e as datas de renda da folha de pagamento ou renda mensal. Se a entidade liquidar o crédito e os juros no dia 28 de cada mês, mas o salário não for cobrado até o dia 30, o proprietário receberá uma reclamação de sua entidade pelos recebimentos não pagos da linha de crédito de seu cartão.
Empréstimo Hoje: Sua fonte confiável para informações sobre empréstimos pessoais, consignados e soluções financeiras. Oferecemos dicas, novidades e diretrizes para ajudá-lo a tomar decisões financeiras informadas e superar desafios de crédito.
Meu Dinheiro
Principais Tipos de Empréstimos para Negativados em 2024
Encontrar uma solução financeira adequada pode ser desafiador, especialmente para quem está com o nome negativado. No entanto, existem várias opções de empréstimos para negativados que podem ajudar a superar essa situação. Veja os principais tipos de empréstimos para negativados e como eles podem ser a solução que você precisa. No final, convidamos você a […]
Meu Dinheiro
5 cuidados antes de solicitar empréstimo rápido e fácil
Se você está pensando em realizar um empréstimo rápido e fácil, mas continua com dúvidas sobre alguns fatores como, por exemplo, a segurança e qual o método mais assertivo, não se preocupe, pois hoje é seu dia de sorte. Nesta matéria vamos mostrar como tudo isso funciona e ainda te apresentar alguns benefícios. Depois que […]
Meu Dinheiro
3 Opções de bancos com financiamento de energia solar
O financiamento de energia solar é uma ótima opção para investir no seu imóvel, e ainda economizar dinheiro com energia.
Meu Dinheiro
5 Dicas para economizar dinheiro ganhando pouco
Faça um orçamento e acompanhe seus gastos para identificar áreas onde você pode economizar.
Corte gastos desnecessários e aumente suas fontes de renda para ter mais dinheiro disponível para economizar.
Defina objetivos financeiros claros para te motivar a economizar.
Meu Dinheiro
3 passos para fazer a sua Simulação de Empréstimo:
Descubra como obter um empréstimo de forma fácil e informada com nosso guia completo. Em nosso artigo, apresentamos os três passos essenciais para realizar uma simulação de empréstimo online, economizando tempo e dinheiro. Você aprenderá a escolher a instituição financeira certa, entender as taxas cruciais e onde realizar simulações, além de explorar os diferentes tipos de empréstimos disponíveis no mercado. Esteja preparado para tomar decisões financeiras sólidas e alcançar seus objetivos com segurança.
Meu Dinheiro
Principais contas de 2024: 5 gastos que você terá em janeiro!
Aprenda a planejar as principais contas de 2023! Saiba como pagar sem se endividar!