4 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro com organização financeira

Confira aqui como começar a organizar suas finanças. Preparamos algumas dicas para você cuidar melhor do seu dinheiro para sempre sobrar no finas do mês. Confira!

Publicidade

Organização Financeira

4 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro com organização financeira

Publicado: 14 de fevereiro, 2024

Organização Financeira

4 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro com organização financeira

Publicado: 14 de fevereiro, 2024

Confira aqui como começar a organizar suas finanças. Preparamos algumas dicas para você cuidar melhor do seu dinheiro para sempre sobrar no finas do mês. Confira!


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

Primeiramente, é evidente que a organização financeira é fundamental para conseguir viver com organização independente de sua situação econômica. Por isso, conseguir administrar as suas contas é uma das primeiras coisas que você precisa fazer.

E ainda, guardar uma porcentagem do seu salário para qualquer possível emergência.

Após esses dois passos, saiba quanto do seu dinheiro é necessário para investir.

Assim, entenda como obter bons retornos financeiros no seu futuro. Então, você pode conseguir fazer tudo isso e através desse artigo de hoje, entenderá tudo relacionado a organizar suas finanças.

Além das melhores dicas para cuidar do seu dinheiro. Confira a seguir como ter organização financeira:

Publicidade

Qual é a importância da organização financeira?

Antes de mais nada, é preciso ter a consciência de que nem todos nascem ricos no Brasil em virtude da desigualdade social presente no país. 

Logo, ter organização financeira é preciso para conseguir investir no seu futuro a longo e curto prazo para acumular patrimônio e ter uma vida financeira confortável, além de um estilo de vida com qualidade. 

Entretanto, para as pessoas que vivem apenas com o seu salário, esse pode ser um processo um pouco mais duro, além das chances de ascender financeiramente e obter uma saúde financeira ficarem mais restritas. 

Por isso, as pessoas optam por fazer um empréstimo ou financiamento, quando precisam de dinheiro para fazer um investimento ou pagar uma emergência.

Todas essas opções de linhas de crédito são válidas e legítimas, entretanto, é sempre bom analisar com cuidado para avaliar se essa ação não vai levar o credor a uma dívida.

Por isso, ter dinheiro guardado ou investido é sempre uma ótima opção para evitar dívidas.

Logo, a organização financeira está diretamente ligada a ter liberdade, pois a partir da avaliação de quanto da sua renda mensal é possível poupar e quais são as prioridades dos gastos, as suas contas ficam mais equilibradas e organizadas.

Publicidade

Como começa o processo de organização financeira?

De antemão, há muitas formas de iniciar o seu processo de organização financeira.

De acordo com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), fundada através de um decreto federal. Esse projeto foi desenvolvido por oito instituições do Estado e tem como principal proposta garantir para as pessoas informações sobre como ter organização financeira.

Esses programas desenvolvidos pelo ENEF foram criados para conscientizar e informar crianças e adultos sobre como cuidar das suas finanças e aprender a lidar com dinheiro

O objetivo principal é garantir que essas crianças possam se tornar adultos que realizam planejamento financeiro, poupam, investem e consomem de maneira consciente.

Além disso, o programa de organização financeira para adultos pretende garantir que aposentados e beneficiários do Bolsa Família, aprendam a administrar melhor a sua renda mensal.

4 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro 

Ter organização financeira para cuidar do seu dinheiro é fundamental para conseguir ter uma vida confortável e sem estresses causados por dívidas.

Por isso, garantir que não irá comprometer mais de 30% do seu salário com dívidas, utilizar aplicativos organização financeira, além de fazer um controle financeiro vai te ajudar nesse processo. Logo, confira a seguir as melhores dicas sobre como começar a se organizar:

Avalie os seus gastos e ganhos mensais

Antes de mais, para conseguir ter mais organização financeira, é preciso que você avalie todos a sua renda mensal, juntamente com todos os seus gastos.

Entretanto, nem todas as pessoas sabem ao certo qual o salário líquido. Por isso, pesquise na loja virtual do seu smartphone "aplicativo organização financeira" para você encontrar o melhor aplicativo para te ajudar a cuidar das duas finanças.

Anote tudo 

Para você conseguir ter mais controle das suas finanças, é fundamental anotar todos os seus gastos mensais. Essa mudança de hábito pode acontecer através de um aplicativo organização financeira, no qual você poderá deixar registrados todas as suas contas.

Além disso, você também pode utilizar planilhas ou até mesmo um caderno exclusivo para as suas finanças.

Evitar gastos desnecessários

Uma das primeiras coisas que deve-se fazer quando o assunto é como ter organização financeira é procurar gastar menos do que o seu salário líquido. Ou seja, controlar os seus gastos e procurar cortar qualquer custo desnecessário, mas isso não significa que você irá parar de fazer as coisas que você gosta.

Logo, é importante que você estabeleça quais são as suas prioridades.

Por exemplo, faça os seguintes questionamentos para si mesmo "de fato eu preciso desse produto ou serviço nesse momento?" A partir disso, você chegará a conclusão do que é necessário naquele momento e alcançará mais organização financeira.

Publicidade

Utilize aplicativos organização financeira

Os aplicativos de organização financeira podem ser um ótimo aliado das suas finanças neste momento. Pois, a partir deles você tem acesso a inúmeras vantagens para a sua organização financeira como o acesso a todo o histórico bancário da sua conta e avaliar os seus gastos pelo app do seu banco.

Além disso, através da loja virtual de aplicativo do seu celular, você terá acesso a inúmeros aplicativos para anotar todos os seus gastos. E ainda conseguir colocar lembretes mensais, semanais ou diários das suas dívidas, para que você não se esqueça de pagar e consiga ter mais organização das contas.

Publicidade

Se estou negativado, vale a pena pedir empréstimo para quitar dívidas?

Muitas pessoas acabam tendo poucas informações a respeito dos empréstimos para casos de quitação de dívidas e acreditando que essa pode não ser uma boa opção. Entretanto, essa é uma boa oportunidade para você alcançar a organização financeira.

Pois, através da utilização de um empréstimo para negativado, você poderá negociar com o seu cartão de crédito, banco ou qualquer outra linha de crédito que tenha sujado o seu nome para pagar a sua dívida à vista e conseguir um ótimo desconto.

Logo, para essa e outras dúvidas relacionadas a empréstimos e organização financeira, conheça os nossos serviços. O Empréstimo Hoje garante as melhores taxas de juros para o seu empréstimo, limpe o seu nome saia do negativado. 

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade