Meu Dinheiro
Principais contas de 2024: 5 gastos que você terá em janeiro!
Publicado: 25 de janeiro, 2023
Publicidade
Publicado: 25 de janeiro, 2023
Publicidade
O início do ano traz consigo a promessa de um novo ciclo, renovação e a esperança de um ano mais positivo. No entanto, além desses sentimentos, janeiro também traz as despesas típicas do início do ano, que, se não forem devidamente planejadas, podem se transformar em preocupações nos meses seguintes.
Com isso em mente, compilamos dados essenciais sobre as cinco contas principais de 2024, juntamente com sugestões sobre como se organizar para efetuar os pagamentos sem estresse. Não deixe de conferir!
Os impostos e os gastos de início de ano são os mesmo todos os anos e podem ser previstos, facilitando o planejamento e evitando surpresas. Porém, nem todos conhecem ou estão atentos a essas despesas, até que de fato elas cheguem.
Confira a lista das principais contas que devem ser pagas em janeiro, e entenda o que é cada uma delas!
Esse imposto é cobrado pelas prefeituras, e o valor arrecadado é de propriedade do próprio município, no qual se reverte em obras e infraestrutura para a cidade.
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), é um tributo cobrado de pessoas que possuem imóveis urbanos, estes que incluem, apartamentos, salas comerciais, casas ou qualquer propriedade em regiões urbanas.
Caso você more de aluguel, é importante prestar atenção em seu contrato, pois caso não esteja previsto em contrato de aluguel o pagamento do IPTU pelo locatário, quem deve arcar com esse imposto é o proprietário do imóvel.
Em relação ao ano passado, o IPTU 2023, pode ter sofrido alterações específicas em cada cidade, como, por exemplo, em Salvador, que reajustou em 5,5% o valor do imposto para repor a inflação do último ano, sendo assim, é importante ficar atento e pesquisar informações sobre o IPTU da cidade que você possui imóvel.
É preciso ficar atento as oportunidades de descontos para pagamentos em parcela única. Como o próprio nome já diz, quem pagar o IPTU antecipadamente e sem parcelamentos, pode receber descontos definidos pelo próprio município.
Esse tributo é Estadual e cobrado de proprietários de automóveis. O valor revertido pode ser utilizado tanto para a manutenção das vias públicas, quanto para saúde e educação.
Sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é importante entender que se refere a um tributo Estadual, cobrado do proprietário de veículo, baseados no valor que varia entre 1% a 4% do próprio automóvel.
Sendo assim, caso uma pessoa possua um carro no valor de R$ 100.000,00 no estado de São Paulo, cujo valor do IPVA é 4%, o custo do imposto será de R$ 4.000,00.
O valor do carro é calculado por uma tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e esta consta todos os modelos de veículos e seus respectivos valores.
Para consultá-la e encontrar o valor de seu veículo, basta acessar a plataforma do TabelaFipeCarros, selecionar o tipo de veículo, a marca, o modelo e o ano que você receberá todas as informações de valores referente ao automóvel desejado gratuitamente.
O valor do IPVA 2024 pode surpreender a todos, pois como utiliza o valor do carro para se calcular a tarifa, com a valorização dos carros usados, o imposto poderá ter uma alta relevante, inclusive para carros mais antigos, confira o exemplo a seguir:
Calculo do IPVA 2024 de uma Chevrolet S10 P-Up Freeride 2.5 Flex 2016:
Para quem possui filhos ou está cursando uma graduação, ou pós-graduação, sabe que as despesas como matrícula e material escolar pesam no orçamento nesse início do ano.
Pensando nisso, é importante reservar um montante para esses gastos, para evitar o acumulo de dívidas.
Os seguros em geral, seja automotivo, para celulares, de residência, de vida, entre outros, normalmente possuem renovações anuais. Sendo assim, grande parte desses serviços exigem o pagamento de renovação no início do ano.
Portanto, fique ligado nas apólices, confirme a data de renovação e poupe o valor necessário para pagar as taxas e não ter nenhuma dor de cabeça no futuro.
Durante o Natal e ano-novo é comum gastarmos um pouco a mais, seja para presentear familiares, ou mesmo para as festas e reuniões de fim de ano.
Sabendo disso, é importante reservar um dinheiro antecipadamente e evitar se endividar no cartão de crédito, pois esse gastos podem não parecer tão relevantes, porém quando se soma aos outros citados anteriormente podem acarretar problemas financeiros.
Quando estiver fazendo o seu planejamento de gastos do começo de ano, tenha um pensamento estratégico e se informe sobre quais contas e impostos é possível parcelar e quais não terá essa opção.
Sobre aqueles que não poderá parcelar, é importante reservar um montante para quitá-los o mais rápido possível e não se endividar ou comprometer outros gastos. Dentre as contas de início do ano de 2023 que não poderão ser parceladas são:
Os outros gastos são possíveis parcelar, o que é um alívio para o contribuinte, porém, lembre-se que muitos parcelamentos vão deteriorando a renda mensal e podem ocasionar em sérios problemas financeiros no futuro se não forem planejados. Confira o que você poderá parcelar nesse início de 2024:
Outra forma de arcar com as contas de começo de ano sem prejudicar sua saúde financeira, segundo especialistas da área, é renegociar dívidas e futuros pagamentos com os credores.
Segundo matéria publicada na CNN Brasil, é recomendado em casos de matrículas que não possibilitam parcelamento, por exemplo, que a pessoa procure a instituição para discutir sobre a viabilidade de um parcelamento.
Segundo Professor de Independência Financeira Mauro Calil, uma ótima alternativa é realizar uma troca de dívidas planejadas.
Essa estratégia consiste em trocar as dívidas que possuem juros altos por crédito com taxas mensais menores, aliviando o custo mensal.
Ou seja, suponhamos que neste final de ano a pessoal contraiu uma dívida no cartão de crédito devido às compras de fim de ano, a taxa de juros rotativo é de 12% ao mês, isso significa que além do valor da dívida a pessoa precisará arcar com essa taxa de juros elevada.
No entanto, existem diversas modalidades de empréstimos que possuem taxas de juros bem inferiores a 12%, como, empréstimo consignado, empréstimo com garantia de imóvel ou veículo, empréstimo FGTS, dentre outros.
São nessas situações que a pessoa endividada, ou com boletos em iminência de vencer, poderá realizar um ótimo negócio, substituindo uma dívida com juros alto por um crédito em uma financeira a um custo menor.
Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.
Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade
Publicidade
Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras
Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.
Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.
Publicidade