3 Cuidados antes de solicitar empréstimo pessoa jurídica

Realizar a solicitação de um empréstimo nem sempre é a melhor opção, mas é necessário. O risco de solicitação pode ser até maior quando se trata de empréstimo pessoa jurídica. Assim, se você se encaixa nesse perfil, saiba quais são os pontos de maior atenção na sua solicitação. Desse modo, preparamos uma série de cuidados […]

Publicidade

Empréstimo Empresarial

3 Cuidados antes de solicitar empréstimo pessoa jurídica

Publicado: 12 de abril, 2022

Empréstimo Empresarial

3 Cuidados antes de solicitar empréstimo pessoa jurídica

Publicado: 12 de abril, 2022

Realizar a solicitação de um empréstimo nem sempre é a melhor opção, mas é necessário. O risco de solicitação pode ser até maior quando se trata de empréstimo pessoa jurídica. Assim, se você se encaixa nesse perfil, saiba quais são os pontos de maior atenção na sua solicitação. Desse modo, preparamos uma série de cuidados […]


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

Realizar a solicitação de um empréstimo nem sempre é a melhor opção, mas é necessário. O risco de solicitação pode ser até maior quando se trata de empréstimo pessoa jurídica. Assim, se você se encaixa nesse perfil, saiba quais são os pontos de maior atenção na sua solicitação.

Desse modo, preparamos uma série de cuidados voltados para solicitação de crédito pessoa jurídica. Saiba qual a diferença entre solicitar um empréstimo pessoal, e quais os documentos necessários. Coloque a sua vida financeira em dia com o seu empréstimo.   

Publicidade

O que é empréstimo para pessoa jurídica?

O empréstimo para pessoa jurídica é uma solução financeira, ou seja, uma linha de crédito. Geralmente oferecidos por instituições financeiras ou até mesmo bancos, possuem diversas finalidades. Desse modo, empresas pequenas buscam a solução de crédito para:

  • Realizar investimentos;
  • Reformas;
  • Comprar de equipamentos; 
  • Manter o funcionamento em meio a crises;

A solicitação do empréstimo pessoa jurídica pode ser feita pelo MEI e grandes empresas, até as grandes. Desse modo, cada modalidade de empresa na solicitação garante os seus termos e condições específicas. Assim, pode haver variação desde os valores disponíveis até as documentações solicitadas.

Publicidade

Como fazer um empréstimo para pessoa jurídica?

O procedimento de solicitação do empréstimo não é tão diferente da solicitação de pessoa física. No entanto existem algumas especificações necessárias que serão citadas mais a frente. A principal característica que une as duas modalidades é a abertura de conta. Assim sendo no banco ou instituição que oferece a modalidade.  

O empréstimo pessoa jurídica exige um procedimento mais longo que o comum. Desse modo, a burocracia do procedimento está diretamente ligada a algumas comprovações obrigatórias. Ou seja, a empresa deve apresentar em documentação as finanças, movimentação de caixa e balanço de contas. 

Além disso, a instituição financeira necessita de uma documentação específica que mostre a finalidade do crédito.  Assim, um dos passos para obter sucesso no crédito.

A seguir, entenda como fazer da maneira correta a sua solicitação. E saiba que o procedimento se refere somente a apresentação documental e aprovação. Além disso, o empréstimo para pessoa jurídica possui condições diferenciadas de acordo com o porte e valor solicitado. 

Publicidade

Quais os documentos necessários para pedir um crédito para pessoa jurídica?

Realizar a solicitação de empréstimo pessoa jurídica com êxito está cada vez mais difícil. Isso porque reunir a documentação correta e em dias nem sempre é tão fácil. Sendo assim, qualquer erro nesses documentos pode levar o seu crédito a ser recusado. Sendo assim, saiba quais são os documentos necessários para solicitar:

Plano de Negócio

Esse documento reúne uma série de análises que prova a viabilidade do projeto e o objetivo do empréstimo. Sendo assim, através desse plano, a instituição ou banco analisa os valores e prazos estabelecidos. Desse modo é essencial para a solicitação de empréstimo.

Ainda sim, através dele será analisada as condições financeiras da empresa honrar com o compromisso feito. Essa etapa deve mostrar todos os balanços consideráveis na solicitação do empréstimo para pessoa jurídica.

Publicidade

Balanço patrimonial

Esse documento é de suma importância para a solicitação de empréstimo pessoa jurídica. Sendo assim, contém toda a situação da empresa no atual momento. Assim, permite que o banco ou instituição financeira identifique as pendências e histórico da empresa. Geralmente se apresenta os três últimos balanços devidamente assinados. 

Contrato Social

Já esse contrato contém todo o desenvolvimento da empresa nos últimos anos. Leva produtos que a empresa vende ou produz, assim como as demandas de serviços oferecidos. Além disso, essa papelada mostra a receita, faturamento e informações dos sócios. 

Pode-se dizer que é um “Registro de nascimento” da empresa e de suma importância para a solicitação do empréstimo para pessoa jurídica.

Publicidade

Balancete analítico

O balancete é responsável por apresentar a movimentação em caixa. Para acompanhar, é necessário apresentar o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). Geralmente, é necessário demonstrar um mês antes da solicitação do crédito pessoa jurídica.

Demais documentos para o empréstimo pessoa jurídica:

  • Parecer comercial;
  • Ficha cadastral de todos os sócios;
  • Relação de dívidas bancárias;
  • Ficha de pessoa Jurídica;
  • Relação de Frota;

3 Cuidados antes de solicitar o empréstimo para pessoa jurídica

A solicitação de empréstimos pode não ser uma boa opção, por falta de cuidados importantes. A seguir entenda como solicitar o seu empréstimo pessoa jurídica com os cuidados necessários. 

Sendo assim, para obter uma crédito pessoa jurídica com sucesso, alguns fatores não devem ser desconsiderados. Estes se não analisados e seguidos podem gerar grandes prejuízos a empresa. Assim, entenda a viabilidade de seu crédito em relação a fatores importantes.

Publicidade

1. Análise de necessidade

Primeiramente, esse deve ser o ponto inicial de seu empréstimo pessoa jurídica. Sendo assim, deve-se considerar na ponta do lápis o valor necessário de crédito assim como o objetivo. Portanto, uma análise detalhada evita prejuízos e dividas. 

Nessa etapa é importante estabelecer o prazo de pagamento das necessidades financeiras. Além de considerar se realmente é viável a solicitação do empréstimo na empresa. 

Publicidade

2. Contabilizar taxas adicionais

Ao solicitar onde quer que seja o crédito pessoa jurídica, é importante conhecer as taxas adicionais. Essas devem ser colocadas na ponta do lápis para não causar despesas adicionais inesperadas à empresa. Sendo assim, o valor deve ser considerado no pagamento das parcelas. 

O Custo Efetivo Total (CET), é um cálculo em documento que apresenta o valor exato a ser pago somado às taxas. No entanto, cada banco ou instituição financeira possui as suas variações nesses valores contidos no CET. Esse valor pode alterar o saldo devedor da empresa em relação à solicitação de empréstimo pessoa jurídica.

Publicidade

3. Pesquisa de viabilidade

As instituições financeiras e bancos apresentam diversas opções de empréstimo. Desse modo, podemos encontrar facilmente o crédito com as mais diferentes taxas no mercado. Assim, temos a vantagem de analisar as taxas de juros até encontrar o banco ou instituição com a melhor proposta.

Nesta etapa deve ser analisada a viabilidade de contrato de empréstimo para a sua empresa.

Conheça o Empréstimo Hoje e saiba como realizar a sua solicitação e empréstimo pessoa jurídica. Tenha acesso aos melhores planos de negócio e encontre as taxas de juros ideais para o seu negócio. É hora de levar o seu negócio para o próximo patamar!

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade