Saiba o motivo e o que fazer depois de ter o crédito negado

Teve o crédito negado e não sabe porquê? Veja aqui os principais motivos e como fazer para ter a aprovação.

Publicidade

Sair das dívidas

Saiba o motivo e o que fazer depois de ter o crédito negado

Publicado: 21 de novembro, 2018

Sair das dívidas

Saiba o motivo e o que fazer depois de ter o crédito negado

Publicado: 21 de novembro, 2018

Teve o crédito negado e não sabe porquê? Veja aqui os principais motivos e como fazer para ter a aprovação.


Autor:
Fabio Vieira

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

Publicidade

A tomada de empréstimo é uma decisão muito importante a ser tomada, principalmente por que envolve, em muitos casos, a conquista de um sonho desejado, a compra de um bem, um imóvel, veículo, entre outros. Porém, ter o crédito negado pode ser muito frustrante e desmotivador. 

Além de em muitos casos ser a única alternativa para imprevistos financeiros, onde precisamos de um “fôlego” financeiro para acertar uma situação pontual e colocar novamente o planejamento financeiro no eixo.

Muitas vezes nesses momentos de necessidade de crédito nos deparamos coma solicitação do crédito negado, o que basicamente significa que a operação de crédito solicitada não foi aprovada pela instituição financeira.

Isso pode parecer uma notícia ruim a primeiro ponto, mas é importante não se desesperar, a negativa de concessão de crédito é uma ótima oportunidade de reavaliar alguns pontos do empréstimo desejado.

Publicidade

Primeira Etapa - Entendendo o motivo da recusa

Muitas vezes o crédito negado é ocasionado por ausência de documentação ou por discrepâncias nas informações fornecidas no cadastro.

Com a documentação apresentada como comprovante, verifique se todos os seus dados foram devidamente preenchidos na proposta, verifique seu endereço residencial e o comprovante fornecido. Veja também, se seus documentos estão no prazo de validade e legíveis.

Comprovação de Renda, este fator é muito importante para não ter o crédito negado. Se você for trabalhador de instituição privada, verifique se enviou os holerites corretamente e sua renda declarada no cadastro corresponde com o valor recebido.

Entregue sempre a documentação mais recente, caso você tenha o recebimento de férias, ou comissões, nos últimos holerites, entregue para o analista de crédito, assim é possível verificar sua média de recebimentos.

Trabalhadores autônomos e pequenos empresários têm maiores dificuldades nesta etapa, principalmente por ausência de documentação para comprovante de renda.

A melhor solução nestes casos é a emissão de um decore pelo contador da pessoa jurídica, com a entrega em conjunto de declaração de imposto de renda pessoa física e extratos da conta corrente com movimentação financeira também podem ajudar neste caso.

Publicidade

Segunda Etapa – Encontrando alternativas

Se o crédito negado não foi relacionado a documentação, mas sim por restrição relacionado a outras dívidas, ou renda insuficiente. Veja o que fazer nesses casos:

Restrição Financeira

Nos casos relacionados a restrição financeira, o melhor caminho é buscar alternativas como o empréstimo com garantia ou crédito consignado, pois normalmente tem garantias reais e são bem aceitos por instituições financeiras mesmo para pessoas com dívidas.

Renegociar as dívidas também é uma boa alternativa. Ao renegociar dividas que já estão em órgãos de avaliação de crédito, você mostra a intenção de resolver a situação e pode melhorar sua análise para as instituições em novas operações. 

Assim, a chance de ter o seu empréstimo negado diminui bastante.

Publicidade

Renda Insuficiente

Em caso de renda insuficiente, avalie o valor total do empréstimo que esta solicitando, tente prolongar também o prazo, de forma que as parcelas se adequem de uma maneira mais adequada a sua renda, além disso tente encontrar linhas de crédito alternativas, com garantias melhores, que dificultem o crédito negado.

Em todos os casos não se prenda nunca a apenas uma instituição de crédito, faça simulação de empréstimo em outras instituições e lembre-se sempre de utilizar as operações de crédito com consciência.

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade

Sair da versão mobile