Como conseguir crédito imobiliário para compra de imóvel novo ou usado?

Conheça algumas opções de créditos imobiliários e como conseguir para comprar seu imóvel novo ou usado.

Publicidade

Empréstimo com Garantia de Imóvel

Como conseguir crédito imobiliário para compra de imóvel novo ou usado?

Publicado: 3 de dezembro, 2018

Empréstimo com Garantia de Imóvel

Como conseguir crédito imobiliário para compra de imóvel novo ou usado?

Publicado: 3 de dezembro, 2018

Conheça algumas opções de créditos imobiliários e como conseguir para comprar seu imóvel novo ou usado.


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

Publicidade

A compra de um imóvel é um sonho de muitos brasileiros, seja para fugir do pagamento de aluguel, investir ou mesmo para ter um lugar próprio para a moradia, e isso é possível com os créditos imobiliários.

Com as diversas linhas de crédito disponíveis no mercado hoje em dia, é sim possível conseguir créditos imobiliários para a compra do tão sonhado imóvel, seja ele novo ou usado, é importante claro cumprir alguns requisitos básicos para isso.

Créditos Imobiliários: Quais os tipos?

Os principais créditos imobiliários para a aquisição de imóveis são o Financiamento Imobiliário e o Consórcio de Imóvel.

Eles possuem metodologias de estruturação diferentes, porém com o mesmo objetivo em comum que é antecipar o recurso para a aquisição do imóvel, com o parcelamento da “dívida”, sendo cobrado taxa de juros no financiamento e taxa de administração no Consórcio.

Financiamento

O financiamento imobiliário é a modalidade onde através da análise de crédito e análise do imóvel, a instituição financeira financia a aquisição do imóvel para o tomador do crédito.

No financiamento o dinheiro é liberado na hora para o tomador do crédito, com a cobrança de juros mensalmente, o processo de abertura de crédito envolve a análise de crédito do tomador, elaboração do contrato e a vistoria do imóvel é obrigatória em caso de imóveis usados.

As linhas de financiamento possuem variações de condições quando são considerados imóveis novos e imóveis usados.

Existem algumas linhas de créditos imobiliários que possuem subsídios do governo, seja na concessão de descontos no imóvel quanto nas taxas de juros e prazo de pagamento.

Porém, normalmente só são liberadas essas condições especiais na compra de imóveis novos que possuam as condições enquadradas no plano, o “Minha Casa Minha Vida”, é um dos planos mais famosos atualmente disponíveis no mercado.

Consórcio

A compra de um imóvel através de consórcio também é um crédito imobiliário muito utilizado no mercado. A grande diferença é que no consórcio, varias pessoas com interesse em comum na aquisição de um imóvel.

Elas formam um grande grupo administrado por uma instituição autorizada a gerenciar grupos de consórcio, que com o pagamento das parcelas individuais, vão liberando crédito para que as pessoas que fazem parte do grupo comprem o imóvel.

Os pontos principais a serem considerados no consórcio são que, o tomador do crédito não recebe o valor do crédito do imóvel na hora, existem regras no grupo que fazem sorteios mensais ou aceitam lances de pagamentos antecipados para liberação do recurso através de leilão, onde o maior lance recebe os créditos imobiliários.

Outro ponto principal é que no consórcio não existe a cobrança de juros, apenas a taxa de administração do grupo cobrada pela instituição, que varia normalmente entre 14% a 25% do valor total do crédito, pago em conjunto com as parcelas do crédito antecipado.

Normalmente esse valor é bem menor que as taxas de juros cobradas pelo financiamento que cobram entre 5% a 9% ao ano, ou seja, um financiamento de 4 anos, já tem juros ultrapassando as taxas do consórcio.

O Valor do Crédito do consórcio poderá ser utilizado tanto para a aquisição de um imóvel novo quanto de um usado, porém é importante que toda a documentação do imóvel esteja registrada em cartório com todos os impostos em dia, para que seja possível a alienação do imóvel como garantia da operação.

Qual escolher?

Normalmente a escolha do consórcio é a mais vantajosa financeiramente, porém o tempo de demora para liberação do crédito é um fator muito importante a ser considerado.

Se você precisar dos créditos imobiliários de maneira mais rápida, o financiamento acaba sendo a melhor opção. Portanto, é importante sempre avaliar qual vai te atender melhor.

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade