Como conseguir crédito imobiliário para compra de imóvel novo ou usado?

Conheça algumas opções de créditos imobiliários e como conseguir para comprar seu imóvel novo ou usado.

Publicidade

Empréstimo com Garantia de Imóvel

Como conseguir crédito imobiliário para compra de imóvel novo ou usado?

Publicado: 3 de dezembro, 2018

Empréstimo com Garantia de Imóvel

Como conseguir crédito imobiliário para compra de imóvel novo ou usado?

Publicado: 3 de dezembro, 2018

Conheça algumas opções de créditos imobiliários e como conseguir para comprar seu imóvel novo ou usado.


Autor:
Fabio Vieira

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

A compra de um imóvel é um sonho de muitos brasileiros, seja para fugir do pagamento de aluguel, investir ou mesmo para ter um lugar próprio para a moradia, e isso é possível com os créditos imobiliários.

Com as diversas linhas de crédito disponíveis no mercado hoje em dia, é sim possível conseguir créditos imobiliários para a compra do tão sonhado imóvel, seja ele novo ou usado, é importante claro cumprir alguns requisitos básicos para isso.

Créditos Imobiliários: Quais os tipos?

Os principais créditos imobiliários para a aquisição de imóveis são o Financiamento Imobiliário e o Consórcio de Imóvel.

Eles possuem metodologias de estruturação diferentes, porém com o mesmo objetivo em comum que é antecipar o recurso para a aquisição do imóvel, com o parcelamento da “dívida”, sendo cobrado taxa de juros no financiamento e taxa de administração no Consórcio.

Financiamento

O financiamento imobiliário é a modalidade onde através da análise de crédito e análise do imóvel, a instituição financeira financia a aquisição do imóvel para o tomador do crédito.

No financiamento o dinheiro é liberado na hora para o tomador do crédito, com a cobrança de juros mensalmente, o processo de abertura de crédito envolve a análise de crédito do tomador, elaboração do contrato e a vistoria do imóvel é obrigatória em caso de imóveis usados.

As linhas de financiamento possuem variações de condições quando são considerados imóveis novos e imóveis usados.

Existem algumas linhas de créditos imobiliários que possuem subsídios do governo, seja na concessão de descontos no imóvel quanto nas taxas de juros e prazo de pagamento.

Porém, normalmente só são liberadas essas condições especiais na compra de imóveis novos que possuam as condições enquadradas no plano, o “Minha Casa Minha Vida”, é um dos planos mais famosos atualmente disponíveis no mercado.

Consórcio

A compra de um imóvel através de consórcio também é um crédito imobiliário muito utilizado no mercado. A grande diferença é que no consórcio, varias pessoas com interesse em comum na aquisição de um imóvel.

Elas formam um grande grupo administrado por uma instituição autorizada a gerenciar grupos de consórcio, que com o pagamento das parcelas individuais, vão liberando crédito para que as pessoas que fazem parte do grupo comprem o imóvel.

Os pontos principais a serem considerados no consórcio são que, o tomador do crédito não recebe o valor do crédito do imóvel na hora, existem regras no grupo que fazem sorteios mensais ou aceitam lances de pagamentos antecipados para liberação do recurso através de leilão, onde o maior lance recebe os créditos imobiliários.

Outro ponto principal é que no consórcio não existe a cobrança de juros, apenas a taxa de administração do grupo cobrada pela instituição, que varia normalmente entre 14% a 25% do valor total do crédito, pago em conjunto com as parcelas do crédito antecipado.

Normalmente esse valor é bem menor que as taxas de juros cobradas pelo financiamento que cobram entre 5% a 9% ao ano, ou seja, um financiamento de 4 anos, já tem juros ultrapassando as taxas do consórcio.

O Valor do Crédito do consórcio poderá ser utilizado tanto para a aquisição de um imóvel novo quanto de um usado, porém é importante que toda a documentação do imóvel esteja registrada em cartório com todos os impostos em dia, para que seja possível a alienação do imóvel como garantia da operação.

Qual escolher?

Normalmente a escolha do consórcio é a mais vantajosa financeiramente, porém o tempo de demora para liberação do crédito é um fator muito importante a ser considerado.

Se você precisar dos créditos imobiliários de maneira mais rápida, o financiamento acaba sendo a melhor opção. Portanto, é importante sempre avaliar qual vai te atender melhor.

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade

Sair da versão mobile