Quais os documentos para solicitar um financiamento imobiliário?

Se está pensando em contratar um financiamento imobiliário, veja aqui os principais documentos que são solicitados.

Publicidade

Empréstimo com Garantia de Imóvel

Quais os documentos para solicitar um financiamento imobiliário?

Publicado: 28 de novembro, 2018

Empréstimo com Garantia de Imóvel

Quais os documentos para solicitar um financiamento imobiliário?

Publicado: 28 de novembro, 2018

Se está pensando em contratar um financiamento imobiliário, veja aqui os principais documentos que são solicitados.


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

O financiamento é um dos melhores caminhos para quem sempre sonhou em possuir casa própria, sair do aluguel, ter um espaço para a família, ou mesmo se mudar para algum lugar em um bairro melhor. E o melhor é que não são muitos os documentos para financiamento imobiliário que você precisa.

Através de um financiamento imobiliário é possível muitas vezes encontrar parcelas menores que o aluguel, com prazos bastante flexíveis e o melhor de tudo, assim que aprovado o empréstimo e toda documentação do contrato, o valor é liberado na hora, sem necessidade de espera de sorteios ou necessidades de lances como o caso de um consórcio, por exemplo.

Publicidade

Documentos para financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário pode ser contratado por qualquer pessoa que possua mais do que 18 anos e que atenda todos os requisitos da instituição financeira para análise de crédito.

Após a aprovação contratual, é necessário escolher um imóvel que se enquadre no tipo de operação escolhida.

Para facilitar listamos alguns documentos para financiamento imobiliário que podem ser solicitadas pela instituição financeira no momento de análise de crédito e também algumas características do imóvel:

Documentação Cadastral:

Os documentos para financiamento imobiliário, serão solicitados todos os principais documentos, como RG, CPF, certidão de casamento, profissão, endereço, dados para contato.

Lembrando que o financiamento imobiliário pode ser realizado por mais de um comprador. Neste caso tanto os documentos para financiamento imobiliário, quanto a renda será avaliada em conjunto.

Publicidade

Documentação de Renda:

É fundamental possuir renda suficiente para o pagamento das parcelas, de preferência a renda deve ser estável tendo em vista que o financiamento imobiliário normalmente tem longos prazos de pagamento.

Documentação do FGTS:

O financiamento imobiliário é uma linha de crédito que permite a utilização do Fundo de Garantia do Trabalhador para entrada ou quitação parcial do financiamento, por esse motivo, são solicitadas informações de extrato e condições de seu Fundo de Garantia para que seja possível seguir com a operação.

Seguro Habitacional:

Será obrigatório a contratação de um seguro habitacional, cuja função é proteger a instituição financeira e também o comprador.

O seguro tem como cobertura a quitação do empréstimo em caso de morte ou invalidez permanente do comprador. Esse seguro pode ser contratado diretamente com a instituição concedente do crédito ou por qualquer seguradora do mercado.

Publicidade

Documentação do Imóvel:

É fundamental que o imóvel tenha toda documentação em dia, é impossível fechar a compra de um financiamento imobiliário caso o imóvel esteja irregular, seja com relação à localização, registro em cartório ou dívidas tributárias.

Estado do Imóvel:

Todo contrato de financiamento imobiliário passa por uma vistoria técnica de um engenheiro civil. Isso é requisito básico de muitas instituições financeiras, se for constatado qualquer problema estrutural ou que apresente algum risco a integridade do imóvel, a instituição poderá negar o crédito e será necessário encontrar outro imóvel para realização da operação.

Dica

Além de se preparar os documentos para financiamento imobiliário e escolha do imóvel, é fundamental pesquisar bastante entre as diversas opções de crédito disponível no mercado.

O crédito imobiliário possui além das taxas de juros, tarifas de confecção de contrato, de abertura de crédito, documentação, vistoria do imóvel, enfim são muitos encargos envolvidos na contratação, portanto se atente na diferença de custo entre as instituições financeiras, avaliando sempre o todo envolvido além das taxas de juros.

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade