Empréstimo com Garantia de Veículo

4 cuidados antes de contratar empréstimo com garantia de veículo

Publicado: 2 de maio, 2022

Empréstimo com Garantia de Veículo

4 cuidados antes de contratar empréstimo com garantia de veículo

Publicado: 2 de maio, 2022

O empréstimo com garantia de veículo é uma boa opção por ter taxas de juros atrativas. Mas antes de solicitar é importante tomar alguns cuidados. Confira!


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon
O Conteúdo desta página está atualizado com base na data do post. Porém, algumas ofertas e condições podem ter sido expiradas. Se preferir, acesse nossa página de Parceiros ou utilize nossa ferramenta de Calculadora , para encontrar facilmente um empréstimo que se encaixa à sua necessidade atual.

Publicidade

Optar por um empréstimo com garantia de veículo é uma alternativa que demanda atenção, sobretudo às condições do crédito. De modo geral, essa escolha está intimamente relacionada a emergências, provocadas por um imprevisto, seja ele de ordem médica, ou seja, por problemas de saúde, ou, também, por danos provocados a um bem.

Considerando as características deste tipo de empréstimo, é importante destacar que não se deve recorrer a modalidade por qualquer coisa.

Antes, porém, é necessário fazer um estudo financeiro completo, além de estabelecer um objetivo claro e objetivo para uso do valor emprestado pelo banco.

Neste post, explicamos sobre como funciona esse tipo de crédito, quais os principais cuidados em relação à esta modalidade, entre outros detalhes importantes.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?

Via de regra, o empréstimo com garantia de veículo é uma modalidade que funciona de maneira bastante semelhante às demais.

Sendo assim, o interessado solicita ao banco ou financeira o valor pretendido e, em contrapartida, paga o correspondente às parcelas acrescidas de uma pequena taxa de juros.

A principal diferença, porém, é que, neste caso, o veículo fica alienado à instituição credora — embora seja ele mantido no nome do titular do crédito, enquanto as parcelas vão sendo pagas.

Justamente por isso, o veículo dado em garantia não pode ser vendido a terceiros até a extinção da dívida. Ademais, caso ela não seja paga, o banco pode recuperar o veículo para abater o valor do contrato.

1. Investigue sua situação financeira

Antes de optar por um empréstimo veículo garantia, é muito importante analisar a sua situação financeira. Isso, pois esse recurso incorre em riscos importantes, como a perda do bem em caso do não cumprimento do contrato, por exemplo.

Sendo assim, ao verificar sua atual situação financeira, é possível se preparar melhor para pagar o crédito.

Nesse tipo de organização prévia, pode-se, também, analisar o risco de endividamento, bem como de perder o veículo dado em garantia de pagamento para o banco credor.

Ademais, por se tratar de uma dívida longa, com o passar do tempo, a incapacidade financeira pode acabar comprometendo o orçamento familiar mensal, logo, é indispensável estar bem preparado.

2. Tenha um objetivo claro

Após validar suas finanças, é hora de estabelecer um objetivo claro para o empréstimo. Com esse tipo de cuidado, é possível minimizar os riscos ao solicitar um crédito que não é de fato necessário.

Além disso, é importante destacar que o veículo colocado em garantia deve obedecer algumas regras, como:

  • não pode ser uma moto, ônibus ou caminhão;
  • deve estar, obrigatoriamente, registrado em nome do cônjuge que solicitou o crédito.

Não tão raro, muitas pessoas recorrem à modalidade sem cumprir os requisitos mínimos obrigatórios ou, até mesmo, solicitam o crédito sem um objetivo específico.

Como consequência, acabam fazendo uma compra desnecessária ou sem importância, prejudicando sua vida financeira por longos períodos.

Dessa forma, ressalta-se, mais uma vez, que o empréstimo com garantia é uma alternativa válida para situações inesperadas, como urgências médicas, falecimento na família ou a perda iminente de um bem de maior valor.

Além disso, pode ser também interessante utilizá-lo para quitar despesas mais caras, como cartão de crédito ou cheque especial.

3. Calcule todas as variáveis possíveis

empréstimo com garantia veiculo

Via de regra, ao contratar um empréstimo com garantia de veículo, o proprietário deve ter ciência de que o carro ficará alienado. Ou seja, ele não poderá vender o veículo até quitar a dívida, como já mencionamos.

Dessa forma, embora o mesmo continue em seu nome, caso a dívida não seja paga, o bem poderá ser tomado pelo credor.

Nesse contexto, para evitar tal situação, após estabelecer os objetivos pelos quais é importante contar com o crédito, o próximo passo é calcular diversas variáveis, de modo a verificar sua capacidade de pagamento.

Sendo assim, o primeiro passo é analisar sua vida financeira, ou seja, quanto ganha mensalmente, despesas fixas e variáveis que possui, etc.

A partir dessa verificação, é possível estabelecer de maneira assertiva se a parcela do empréstimo caberá no seu orçamento pessoal/familiar.

Em se tratando de um cenário em que há mais despesas do que receitas, é preciso considerar, portanto, o ajustamento das contas, a fim de garantir o pagamento do débito — sem comprometer eventuais despesas futuras.

4. Defina o valor que você realmente precisa

Concluídas todas as etapas anteriores, antes de contratar um empréstimo com garantia de veículo, o consumidor também deve estabelecer o valor do crédito ao qual acredita ser necessário para concretizar seus objetivos e, principalmente, que possa pagar.

Ainda que o limite do crédito seja elevado, em geral, solicitar mais do que o necessário é um risco.

Isso porque, evidentemente, estará pagando um juro desnecessário. Ademais, ao estabelecer o valor que é possível quitar, mensalmente, deve-se considerar apenas o valor que será emprestado, mas, também, a soma total das parcelas — já que elas também incluem outras tarifas, além da taxa de juros.

Portanto, ao levar em consideração o débito, pode-se ter uma melhor organização financeira.

empréstimo veiculo garantia

Afinal, o empréstimo veículo garantia vale a pena?

De modo geral, o empréstimo com garantia de veículo pode ser vantajoso, especialmente por apresentar melhores condições de pagamento.

Isso porque, em geral, suas taxas de juros são menores, enquanto o valor normalmente emprestado é bem mais alto em comparação com outras modalidades.

No entanto, em se tratando de uma operação de risco — já que o bem estará “penhorado” pelo período de vigência do contrato, é fundamental que haja um planejamento financeiro prévio muito bem estruturado.

Dessa forma, as parcelas caberão no seu bolso e, assim, não haverá atrasos ou falta de pagamento, o que aumenta o risco de perder o bem.

Nesse contexto, em primeiro lugar, para definir as vantagens de se contar com um empréstimo com garantia de veículo, é fundamental avaliar previamente as necessidades do crédito.

Em seguida, deve-se verificar as taxas e condições aplicáveis em diferentes bancos, de modo a garantir a melhor oferta de crédito.

Gostou deste artigo? Portanto, se decidiu que precisa do crédito, e pretende encontrar opções que melhor se encaixem no seu perfil financeiro, não deixe de fazer uma simulação.

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade
Economize dinheiro ganhando pouco! O dólar caiu, você viu? Empréstimo para Negativado Como fazer um empréstimo no Picpay Dia das Mães: Garanta o presente ideal pra sua mãe! Conheça as 5 melhores criptomoedas promissoras de 2022 Dinheiro rápido: Compras de supermercado Dinheiro rápido para abastecer o carro Saiba como planejar sua vida financeira, esperando um novo filho! Entenda por que as ações do Twitter estão em alta. Saiba tudo sobre o empréstimo antecipação do saque aniversário! O que aprender com a prova do líder BBB 22 sobre consórcio Quem pegou empréstimo precisa declarar Imposto de Renda? Como fazer empréstimo online no carnê? A Páscoa tá ai… Mas e o ovo? 4 Ideias para empreender e ganhar dinheiro na páscoa 2022 Quem nunca caiu numa Fake News? Ainda não pediu a isenção de taxa do ENEM? Ainda dá tempo! Caixa libera consulta a saque de até R$ 1.000 do FGTS! Conheça a BMG, patrocinadora do Atlético-MG!