Conheça as vantagens e desvantagens do empréstimo consignado para aposentado 

Antes de solicitar o empréstimo consignado para aposentados é importante conhecer as vantagens e desvantagens desse crédito.

Publicidade

Empréstimo Consignado

Conheça as vantagens e desvantagens do empréstimo consignado para aposentado 

Publicado: 19 de novembro, 2018

Empréstimo Consignado

Conheça as vantagens e desvantagens do empréstimo consignado para aposentado 

Publicado: 19 de novembro, 2018

Antes de solicitar o empréstimo consignado para aposentados é importante conhecer as vantagens e desvantagens desse crédito.


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

O mercado de empréstimos possui diversas linhas e modalidades, e o empréstimo consignado para aposentado  é uma delas.

Com a contratação, é possível que as pessoas obtenham crédito para realizar seus diferentes objetivos pessoais, sonhos, necessidades e até mesmo investir em negócios para independência financeira que precisam de um “ponta pé” inicial financeiro.

Publicidade

O que é empréstimo consignado para aposentado ?

O empréstimo consignado para aposentado é o queridinho dos bancos e Instituições Financeiras, principalmente quando falamos de empréstimos para funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS.

Isso ocorre, pois o Empréstimo Consignado é uma modalidade que permite ao Banco, ou Instituição que empresta o recurso, abata as parcelas diretamente no salário, aposentadoria ou pensão da pessoa que esta tomando o empréstimo, ou seja, não existe possibilidade de calote, a parcela do Empréstimo é descontada diretamente na Fonte de Pagamento, sem possibilidade de “calote” por parte de quem pega o dinheiro emprestado.

Publicidade

Modalidades de Empréstimo

É possível captar recursos financeiros através de diferentes modalidades, sendo elas, o empréstimo pessoal, financiamento de bens móveis, financiamento de imóveis, limites na conta corrente, cheque especial, contas garantidas, desconto de recebíveis, cartão de crédito, empréstimo com garantia de avalista, empréstimo com garantia de investimentos financeiros e o empréstimo consignado.

A principal diferença entre as modalidades de empréstimo em seu princípio básico são os tipos de garantias que as instituições financeiras que fornecem o crédito utilizam em caso de inadimplência (falta de pagamento das parcelas), ou seja o que ou qual bem da pessoa que empresta o dinheiro pode ser executado no lugar dos pagamentos que não foram realizados.

Normalmente quanto melhor a garantia, menor será a taxa de juros do empréstimo, já que o risco de inadimplência para instituição financeira que empresta o dinheiro é menor.

Empréstimo consignado para aposentado – a melhor taxa do mercado

Dentre as diferentes modalidades de crédito, o empréstimo consignado para aposentado é o que possui uma das menores taxas do mercado de empréstimo, principalmente, pois o risco para instituição financeira é muito baixo.

Para quem precisa de dinheiro emprestado, é uma excelente alternativa tendo em vista ser uma das formas mais baratas do mercado para captação de recursos, lembrando sempre que é importante se organizar e planejar um empréstimo, principalmente, pois essa linha de crédito não permite muitas opções de renegociação futura, a parcela é debitada diretamente em seu salário.

Publicidade

Vantagens e Desvantagens

Para auxiliar na tomada de decisão antes de realizar um empréstimo consignado para aposentado, listamos alguns pontos de atenção, além de vantagens e desvantagens dessa linha de crédito:

Vantagens do empréstimo consignado para aposentado

  • Uma das menores taxas de crédito do mercado;
  • Não precisa se preocupar em pagar boletos, a parcela é debitada em seu holerite;
  • Excelente forma de quitar dividas mais caras, como cartão de crédito acumulado, limite de conta corrente estourado, etc;
  • Boa forma de captar recursos em caso de emergência.

Desvantagens do empréstimo consignado para aposentado

  • Esse empréstimo afeta diretamente sua renda útil, ou seja, é abatida diretamente de seu salário;
  • É muito difícil em caso de necessidade renegociar esse tipo de dívida, tendo em vista que o valor é praticamente garantido ao banco que desconta de seu salário;
  • Essa linha de crédito não pode ter parcelas que ultrapassem 30% de sua renda, então não é indicada para valores altos, ou para aquisição de bens, como veículos ou imóveis.

Cuidados antes de contratar um empréstimo

  • Cuidado com a instituição financeira que fecha negócio, verifique se é de confiança, prefira as que possuam renome no mercado;
  • Nunca faça depósitos antecipados para poder receber o valor do empréstimo, isso é golpe;
  • Avalia as taxas de instituições concorrentes, essa linha de crédito deve ter taxas muito atrativas para quem pega o empréstimo, pois é muito vantajosa para a instituição que empresta o dinheiro.

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade