Meu Dinheiro

Entenda tudo sobre o Crédito Pessoal e Como Solicitar o Seu.

Publicado: 21 de fevereiro, 2022

Meu Dinheiro

Entenda tudo sobre o Crédito Pessoal e Como Solicitar o Seu.

Publicado: 21 de fevereiro, 2022

O credito pessoal é um tipo de concessão de empréstimo. Ele é um dos produtos mais solicitados pelos clientes.  Por isso, entenda tudo sobre o seu funcionamento e aprenda como solicitá-lo. O credito pessoal pode ser a salvação em determinados momentos da vida. Isso porque atravessamos situações críticas que podem abalar nosso emocional e também […]


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon
O Conteúdo desta página está atualizado com base na data do post. Porém, algumas ofertas e condições podem ter sido expiradas. Se preferir, acesse nossa página de Parceiros ou utilize nossa ferramenta de Calculadora , para encontrar facilmente um empréstimo que se encaixa à sua necessidade atual.

Publicidade

O credito pessoal é um tipo de concessão de empréstimo. Ele é um dos produtos mais solicitados pelos clientes. 

Por isso, entenda tudo sobre o seu funcionamento e aprenda como solicitá-lo.

O credito pessoal pode ser a salvação em determinados momentos da vida. Isso porque atravessamos situações críticas que podem abalar nosso emocional e também a vida financeira.

Esse desequilíbrio leva as pessoas a deixar de quitar algumas dívidas, levando a inadimplência e até negativando o nome nos serviços de proteção ao credito pessoal.

Nesses momentos, às vezes, a melhor solução é solicitar um credito pessoal para organizar as finanças.

Pensando nisso, preparamos um artigo sobre o credito pessoal, o que é, como solicitar e outras informações esclarecedoras. Confira!

Credito pessoal: o que é?

Primeiramente é necessário saber o conceito e entender o credito pessoal, o que é e como funciona.

Quando uma empresa fornece um credito pessoal a um cliente, ela está entregando a ele um determinado valor em troca da devolução em parcelas desse valor, acrescido de juros.

Existem diferentes tipos de credito pessoal para assalariados ou não, os mais comuns são os financiamentos, os vários tipos de empréstimos e até mesmo o cartão de credito.

Como funciona o credito pessoal?

Para obter um credito pessoal é necessário solicitar junto a um banco, financeira ou uma fintech. As fintechs são empresas menores altamente tecnológicas com o objetivo de oferecer produtos mais simples e cada vez mais desburocratizados.

Cada instituição oferece diferentes tipos de credito pessoal para assalariados e para outros clientes e cada um com condições de pagamento e custos diferentes. Por isso, na hora de escolher, o cliente deve analisar e comparar todas essas informações importantes.

Não basta analisar as taxas de juros, mas também o custo efetivo total da operação. Assim como a quantidade e o valor das parcelas. De modo a garantir que terá condições de quitá-las.

A empresa irá realizar uma análise, antes de aprovar o pedido de credito pessoal. Ou seja, a empresa precisa verificar se o cliente tem capacidade de arcar com as parcelas do credito pessoal.

Quanto maior o risco, maior a taxa de juros. Por isso, as empresas que oferecem credito pessoal para assalariados negativados trabalham com taxas mais altas. Em compensação as taxas de empréstimos cuja parcela é descontada no contracheque fazem uso de taxas bem menores.

Quais são os tipos de credito pessoal?

Como já foi dito, há diversos tipos de credito pessoal para assalariados.  Cada um deles tem o objetivo de atender uma necessidade diferente do consumidor. Por isso é importante conhecer para que assim solicite aquele que atenda corretamente.

Conheça agora os tipos de credito pessoal.

  1. Empréstimo Pessoal

O empréstimo é um tipo de credito pessoal onde a instituição oferece o valor sem a necessidade de justificativas para uso deste valor. Ou seja, o cliente utiliza conforme ele desejar.

Quase sempre esses valores são usados para pagar outras dívidas, principalmente aquelas de cartões de credito. Geralmente essa troca de dívidas é mais vantajosa, pois os juros de cartão de credito são bem maiores que os de credito pessoal.

Por ser uma operação mais simples, as taxas de juros costumam ser mais altas. Os clientes de bancos costumam ter valores desse empréstimo já pré-aprovados. Dessa forma, basta solicitar seu credito pessoal pelo site ou aplicativo a liberação desse valor.

  1. Empréstimo Consignado

Outro tipo conhecido de credito pessoal para assalariados é o empréstimo consignado, tem a mesma essência do empréstimo pessoal no que diz respeito a não precisar que o cliente justifique.

A diferença está que as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente no contracheque do cliente. Isso reduz os riscos de ocorrer uma inadimplência, por isso elas são bem menores.

O único problema é que para o banco é necessário que o cliente tenha uma certa estabilidade em seus rendimentos. Por isso, funcionários públicos, aposentados e pensionistas e alguns funcionários de empresas privadas conveniadas ao banco possuem acesso a esse credito pessoal para assalariados.

  1. Financiamento

O financiamento é um tipo de credito pessoal, mas ao contrário do empréstimo, a instituição empresta o dinheiro mediante uma justificativa específica.

O financiamento é uma maneira de realizar a compra de um determinado bem a longo prazo e com adição de juros da operação. O valor financiado pode corresponder ao valor total do bem. 

Uma das características do financiamento é o prazo. No geral, a depender do valor do bem, ele pode ser entre 48 e 60 meses. No caso dos imóveis ate 120 meses.

Os produtos mais comuns oferecidos pelos bancos são: motos, automóveis, imóveis e produtos sustentáveis. O bem financiado serve como garantia também para o credito pessoal.

credito pessoal para assalariado
  1. Consórcio

O consórcio é um tipo de credito pessoal onde os clientes se juntam para quitar uma parte do valor do bem. O funcionamento dessa modalidade é ao avesso do financiamento. 

No financiamento o cliente solicita o dinheiro e paga o montante com juros. Já no consórcio, o cliente paga o valor e tem o dinheiro para comprar o bem à vista.  Além disso, há opção dos clientes serem contemplados em um sorteio.

Umas das vantagens desse credito pessoal é que não há juros, apenas taxa de administração do consórcio. E ainda o tempo de pagamento e o valor são escolhidos pelo cliente.

  1. Empréstimos com garantia de imóvel ou veículo

Neste tipo de credito pessoal, o cliente tem o valor emprestado pelo banco. Porém, é preciso que um bem seja dado como garantia dessa operação.

Geralmente são utilizados veículos ou imóveis. Isso significa que caso o cliente não cumpra com as obrigações de pagamento das parcelas, a instituição poderá tomar este bem.

Como há uma garantia, os juros da operação são bem menores. Mas o cliente deve estar bem atento já que há a possibilidade de perder esse bem caso não haja a quitação da dívida. Portanto, o cliente deve ter consciência se ele realmente tem condições de arcar com a parcela do credito pessoal

  1. Cartão de credito 

É um dos mais populares tipos de credito pessoal. Isso porque ele é um facilitador na hora do cliente realizar compras. Isso porque o produto é comprado hoje, mas o cliente pode parcelar seu pagamento.

Os juros, geralmente, estão embutidos no valor do produto. Porém, os juros de não pagamento da fatura estão entre os mais altos do mercado.

O financiamento no cartão de crédito é uma opção utilizada por algumas pessoas.

  1. Outros tipos de credito pessoal, o que é?

Há outras modalidades de credito pessoal para assalariados, que não são tão comuns, porém podem ser encontradas no mercado. Elas vão desde o empréstimo que adianta os valores do 13º salário e também da restituição do imposto de renda até um simples celular como garantia.

Quatro motivos para solicitar o credito pessoal?

O credito pessoal pode ser a solução para muitos problemas ou ainda ajudar na construção de um novo caminho. Veja algumas situações que podem ser um excelente motivo para contratar um desses tipos de credito pessoal para assalariados ou para outros clientes. 

  1. Quitação de dívidas

O número de pessoas inadimplentes e até com o nome negativado tem aumentado bastante, principalmente em meio a crise econômica que nosso país tem passado.

Como já foi dito, os juros rotativos do cartão de credito estão entre os mais altos e são responsáveis por desestabilizar e endividar muitos consumidores.

Por isso, quitar as dívidas é um dos motivos que levam as pessoas a contratar um credito pessoal. Porque em algumas situações é mais viável trocar uma dívida com juros maiores por uma dívida com parcelas fixas e juros mais baixos.

Dessa forma, o consumidor consegue ter um controle maior daquilo que deve e pode adequar ao seu orçamento financeiro pessoal.

Mas antes de tomar a decisão sobre contratar algum tipo de empréstimo, não deixe de comparar os juros e as condições de pagamento.

  1. Pagamento de contas futuras

Em alguns casos, o consumidor já identifica que terá dificuldades em pagar algumas contas futuramente. E antes que a dívida cresça com juros abusivos, pode ser interessante solicitar um credito pessoal antes que o orçamento entre no vermelho.

Isso é bem comum acontecer no fim e no início do ano quando contas extras aparecem no orçamento, como é o caso de impostos, férias, matrícula da escola e entre outras.

  1. Investimento em negócio próprio

O empréstimo pessoal é uma excelente alternativa para aquelas pessoas que desejam abrir seu próprio negócio.

Empreendedores e profissionais autônomos costumam contratar credito pessoal, como empréstimos ou financiamentos, para alavancar seu empreendimento, seja investindo em novas estruturas, usando como capital de giro ou para organizar as contas.

Ainda aqueles que desejam utilizar os valores do crédito para iniciar o negócio. Mas para isso, o empreendedor deve entender que uma dívida nasce junto com seu negócio.

  1. Realização de um sonho

A realização de um sonho é algo bem amplo e pode envolver a compra ou reforma de uma casa, um veículo, uma viagem internacional ou até mesmo um afeiçoamento profissional.

Nestas situações, pode ser uma excelente opção contar com o auxílio de um credito pessoal. Avalie bem as possibilidades e veja se não pesará no orçamento contrair esta dívida.

credito pessoal o que é

Duas vantagens de pegar o credito pessoal

Conheça as vantagens de solicitar o credito pessoal:

  1. Valor fixo mensal

Ao contrário das dívidas que vão se acumulando e crescendo cada vez mais, o credito pessoal tem um valor fixo que deve ser pago mensalmente. Portanto, se for negociado dentro das possibilidades corretas é possível reorganizar as contas.

  1. Solicitação fácil

Atualmente quase todas as modalidades de credito pessoal podem ser solicitadas pela internet, principalmente os empréstimos pessoais. Algumas instituições já possuem crédito com valor pré-aprovado para seus clientes.

Isso facilita e acelera todo o processo de solicitação e a liberação do emprétimo pessoal. Basta fazer pelo site ou pelo aplicativo para celular.

Como solicitar o credito pessoal?

Como já foi dito, solicitar um credito pessoal já não é um processo tão complexo. As modalidades como empréstimo pessoal e cartão são as mais simples.

Se o consumidor já for cliente da instituição, basta verificar se já há limites pré-aprovados de credito pessoal e solicitar pelo aplicativo ou pelo internet banking. Outros produtos que não existam aprovações prévias basta entrar em contato com o gerente.

Já outras instituições ou se o cliente não for correntista, pode ser procurado o atendimento ou até mesmo se feita a solicitação pelo aplicativo ou pelo site. Quando já existe uma pré-aprovação, o dinheiro costuma ser liberado na hora. Nos demais casos, é só aguardar um prazo para análise do crédito.

O financiamento de bens com valores mais altos, como imóvel e automóvel, o processo burocrático é um pouco maior. Geralmente, nessas situações é preciso procurar o atendimento presencial.

Cuidados antes de pedir o credito pessoal

Antes de solicitar um credito pessoal é necessário entender que os cuidados precisam ser tomados, pois há muitas fraudes, principalmente na internet. Já que há muitas empresas falsas aplicando golpes.

Os golpistas solicitam o pagamento de taxas como despesas de cartório, taxa administrativa, caução e entre outros. Mas na verdade, eles se aproveitam das pessoas e somem com esse dinheiro.

Portanto, uma empresa idônea e com credibilidade não fará esse tipo de solicitação. Afinal, se o cliente está precisando do dinheiro do empréstimo pessoal, não há explicação para que ele pague por algo. 

Outro golpe muito utilizado é por meio de empresas que se fazem passar por instituições já conhecidas no mercado. Elas utilizam sites ou perfis de redes sociais falsos. O cliente pensa estar falando com a instituição oficial, mas na verdade está falando com o falsário.

Não tenha medo, solicite seu crédito pessoal para assalariados

Mas não é necessário ter medo, solicitar um credito pessoal para assalariados pela internet ou por uma loja física pode ser igualmente seguro. Basta estar atento e tomar os cuidados necessários. E em caso de dúvida peça ajuda para que você confie. Em nossa página você pode encontrar opções que se adequem a sua necessidade.

Por isso, tenha cuidado com contatos via Whatsapp que oferecem credito pessoal Geralmente, as empresas idôneas não utilizam esse tipo de abordagem.

Outra dica importante é tomar cuidado com suas condições financeiras. É importante negociar valores que caibam dentro do seu orçamento. Afinal, de nada vai adiantar se você não conseguir arcar com a parcela e assim gerar novas dívidas com novos juros.

Fique de olho em todos esses cuidados e siga de forma segura com seu pedido de credito pessoal.

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade