Como consultar o Banco Central para não cair em golpe do empréstimo

Aprenda a consultar o sistema do Banco Central antes de solicitar crédito, para evitar cair no golpe do empréstimo.

Publicidade

Empréstimo

Como consultar o Banco Central para não cair em golpe do empréstimo

Publicado: 28 de novembro, 2018

Empréstimo

Como consultar o Banco Central para não cair em golpe do empréstimo

Publicado: 28 de novembro, 2018

Aprenda a consultar o sistema do Banco Central antes de solicitar crédito, para evitar cair no golpe do empréstimo.


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

O Banco Central é uma autarquia federal, que tem como principal função supervisionar e regular o sistema financeiro nacional para que não haja fraudulências ou golpe do empréstimo, por exemplo.

O volume de operações de empréstimo no Brasil é gigantesco, por isso o Banco Central possui diversas ferramentas e sistemas para analisar as instituições financeiras e operações que são contratadas por pessoas físicas ou jurídicas no sistema financeiro nacional.

Usando essas ferramentas é possível avaliar se uma tomada de crédito é um golpe do empréstimo ou não. Veja algumas dicas de como fazer a consulta:

Publicidade

Sistema de Informações de Crédito

O principal sistema utilizado pelo Banco Central é o sistema de informações de crédito (SCR), esse sistema é basicamente um banco de dados, com lançamento obrigatório por todos os bancos e instituições financeiras.

No sistema são lançados além dos valores do empréstimo, com parcelas pagas e a vencer, as informações cadastrais dos tomadores, além da renda das pessoas físicas, faturamento das pessoas jurídicas, além da informação obrigatória das garantias tomadas pelas instituições no fechamento da operação.

O objetivo do sistema, além de levantar todas as informações financeiras, é permitir que haja segurança no sistema financeiro, impedindo, por exemplo que a mesma garantia seja utilizada em várias operações de empréstimo, além de permitir a troca de informações entre instituições e evitar que haja irregularidades na concessão de crédito.

Publicidade

Aprovação da Instituição Financeira

Para que seja possível a realização de um empréstimo é fundamental encontrar uma instituição financeira cadastrada no Banco Central. Qualquer pessoa ou empresa que ofereça empréstimo, mas não esteja cadastrada ou represente alguma instituição financeira cadastrada no Banco Central, não está autorizada a ofertar esse tipo de operação.

Através do site do Banco Central é possível em uma pesquisa rápida confirmar o cadastro da instituição que você deseja contratar o serviço. Portanto, caso não esteja cadastrado, é um golpe do empréstimo.

Também é possível encontrar alguma opção de instituição que seja de sua preferência.

Publicidade

Banco Central na Defesa do Consumidor

O Banco Central permite em seu sistema também que sejam abertas reclamações pelos tomadores de crédito sobre os serviços das instituições financeiras, sendo um caminho de fiscalização acima da própria instituição.

É recomendado sempre que o primeiro passo seja efetivar a reclamação no sistema de atendimento da instituição financeira, na sequência abrir a reclamação na ouvidoria, se mesmo assim o problema persistir, utilizar os órgãos de proteção ao consumidor e se o problema ainda não for sanado acionar o Banco Central.

O Banco Central possui um canal de comunicação interno e direto com o setor de qualidade da instituição financeira, com prazos claros e definidos para a resolução do problema conforme as regras e leis do mercado financeiro.

As reclamações com maior atuação pelo Banco Central são pela oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços inadequadamente.

Por este motivo é fundamental que sempre que for efetivar uma operação de empréstimo, avalie com muito critério todas as informações fornecidas e se atente também ao contrato, qualquer divergência com relação às informações passadas pelo atendente com o que está no contrato, deverão ser esclarecidas antes da contratação da operação, assim você evita cair em qualquer golpe do empréstimo.

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade