Como funciona o órgão de proteção ao crédito: SPC SERASA e CADIN

O SPC, Serasa e CADIN são órgãos de proteção ao crédito, entenda como eles funcionam e por que são importantes.

Publicidade

Sair das dívidas

Como funciona o órgão de proteção ao crédito: SPC SERASA e CADIN

Publicado: 28 de novembro, 2018

Sair das dívidas

Como funciona o órgão de proteção ao crédito: SPC SERASA e CADIN

Publicado: 28 de novembro, 2018

O SPC, Serasa e CADIN são órgãos de proteção ao crédito, entenda como eles funcionam e por que são importantes.


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

Muitas pessoas que estão negativadas ou com problemas financeiros, tem os seus dados pessoais cadastrados em órgão de proteção ao crédito, que tem como objetivo proteger as instituições de crédito a concessão de crédito a pessoas com dívidas em atraso.

Em muitos casos, a pessoa que está negativada não tem acesso à informação da dívida e existem situações inclusive que nem sabem exatamente o motivo do débito, seja por desorganização das contas ou mesmo fraudes que possam ocorrer, por exemplo, com fraudadores usando os seus dados.

De qualquer forma fique tranquilo, a consulta as próprias informações cadastrais são gratuitas nos órgãos de consulta e apresentam todos os apontamentos, exibindo qual é o credor, a data da dívida e o valor, permitindo então que o credor seja contatado e a dívida solucionada.

Publicidade

Órgão de proteção ao crédito: SPC, Serasa e CADIN

Conheça agora 3 órgão de proteção ao crédito do Brasil:

Sistema de Proteção ao Crédito - SPC

O SPC Brasil é uma instituição privada, é um dos mais conhecidos entre órgão de proteção ao crédito e possui o acesso a mais de 2.200 entidades, presentes nas principais cidades do Brasil.

Em qualquer situação de negativação ao sistema SPC o consumidor e avisado por correio, nesta correspondência todas as informações são enviadas, com prazo para solução da pendência, o objetivo e informar o devedor sobre a situação e facilitar o acesso ao credor.

O SPC possui um sistema de proteção a fraudes, que permite a comunicação de qualquer perda de documentos pessoais em seu sistema, o que faz com que a qualquer consulta de dados realizada, seja informado ao credor que houve perda ou furto de documentação, evitando assim possíveis fraudes.

Publicidade

Serasa

O Serasa Experian é um dos sistemas referencias nacionais, presentes a mais de 50 anos no mercado brasileiro e faz parte do grupo Experian, referência mundial em gerenciamento de dados e informações cadastrais.

Ele possui diversos serviços ao consumidor, como informar se seus dados foram incluídos no sistema de negativação e apontamento de dívidas.

O órgão de proteção ao crédito, permite que você tenha conhecimento de seu score de crédito, que é uma pontuação disponível as instituições financeiras, quanto melhor sua pontuação mais opções de crédito são disponibilizados.

Além disso, a Serasa oferece um sistema de prevenção e monitoramento de possíveis fraudes. Ao se cadastrar no serviço, toda empresa que realizar uma consulta de seus dados, terá um apontamento para você estar ciente, se perceber que não faz sentido a consulta por determinada empresa é um meio de antecipar uma possível fraude.

A Serasa possui também uma área de ensino e serviços de renegociação de dívida, para auxiliar no planejamento financeiro e renegociação de dívidas, com objetivo de resolver suas pendências atuais e também prevenir e planejar melhor seu futuro financeiro.

Publicidade

CADIN

O CADIN é um sistema de cadastro de créditos não quitados do setor público federal, é gerenciado pelo Banco Central e sua função em termos simplificados, é ser basicamente o SPC ou Serasa do setor público.

Nesse sistema são apontados todas as obrigações de pessoas físicas ou jurídicas não pagas, de órgãos e entidades de administração pública federal, além do registro de todas as pessoas físicas ou jurídicas declaradas inaptas ou que tenham CPF cancelado.

Para acesso às informações do CADIN, basta acessar o sistema através da internet e consultar os dados de sua titularidade, reforçando que por questão de sigilo de informação, você consegue acessar o sistema através de cadastro pessoal, realizado pela internet e não é possível visualizar informações de terceiros.

É possível tirar o nome de qualquer órgão de proteção ao crédito ao quitar as dívidas com o credor. Você pode solicitar um empréstimo para negativados, e assim, juntar todas as suas pendências com um prazo de pagamento e parcelas que cabem no seu bolso.

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade