Entenda o que é SPC, SCPC, SERASA e CCF

Você sabe o que são os órgãos de proteção ao crédito? Saiba tudo sobre o que são SPC,SCPC, Serasa e CCF e como funcionam.

Publicidade

Dicionário Financeiro

Entenda o que é SPC, SCPC, SERASA e CCF

Publicado: 28 de novembro, 2018

Dicionário Financeiro

Entenda o que é SPC, SCPC, SERASA e CCF

Publicado: 28 de novembro, 2018

Você sabe o que são os órgãos de proteção ao crédito? Saiba tudo sobre o que são SPC,SCPC, Serasa e CCF e como funcionam.


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

Existem no mercado diversos tipos de órgãos de proteção ao crédito que gerenciam base de dados e possuem, no geral, o mesmo objetivo: informar a empresas e credores, o histórico de crédito e dívidas das pessoas e empresas brasileiras no mercado de consumo.

O objetivo dos sistemas é o mesmo, apontar eventuais devedores, com intuito de proteger o credor do alto índice de inadimplência brasileiro, além de informar a pessoa ou a empresa devedora que possui dívidas pendentes, incentivando a renegociação do crédito e regularização da situação.

Publicidade

Abaixo vamos descrever um pouco sobre os principais órgãos de proteção ao crédito, lembrando que estar negativado em um dos sistemas, não necessariamente significa ter apontamento nos outros, já que são bases independentes.

Quais os órgãos de proteção ao crédito?

O que é o SPC?

SPC Brasil é um banco de dados vinculado ao sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas, cuja sigla é CDL, eles possuem um banco de dados de mais de 2.200 entidades, presente nas principais cidades do Brasil.

Hoje existem 1,2 milhões de empresas associadas ao sistema SPC Brasil, e o sistema existe a 55 anos, sendo uma das principais ferramentas de análise de crédito e apontamento de dívidas no Brasil.

Publicidade

O que é o SCPC – Boa Vista

SCPC é o Sistema Central de Proteção ao crédito, administrado pela Boa Vista Serviços, a mais de 60 anos presente no mercado nacional, a Boa Vista SCPC é administrado pela Associação Comercial de São Paulo, em conjunto com outras associações de outros estados, como por exemplo a Câmara de dirigentes Lojistas de Porto Alegre, Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Associação Comercial do Paraná entre outros.

O SCPC Boa Vista, tem um trabalho que vai além da consulta de crédito, eles possuem também um portal de apoio ao consumidor que inclui o score de crédito, que além de avaliar se possui negativações ativas, avalia o comportamento do consumidor e cria um sistema de pontuação de crédito para auxiliar a concessão de crédito segura as empresas.

Existe também um setor de educação financeira e apoio a renegociações de dívidas que faz parte do sistema SCPC – Boa Vista, esse setor tem como objetivo, auxiliar a população na tomada de crédito através da educação financeira e ao mesmo tempo fortalecer as relações de crédito entre consumidor e credor através da renegociação de dividas existentes.

SERASA

A Serasa Experian é um dos maiores órgãos de proteção ao crédito e base de dados da América Latina, oferecendo os relatórios mais precisos e eficazes do mercado, existem hoje 6 milhões de consultas realizadas diariamente no sistema Serasa, 500 mil clientes cadastrados a base e 38 milhões de CNPJ’s cadastrados.

Desde 2007 o Serasa faz parte do grupo experian, a maior referência mundial em serviços de informação, com mais de 17 mil colaboradores no mundo, presente em 39 países com mais de 20 cientistas de dados na equipe.

Publicidade

A Serasa possui um rol de serviços muito variados, desde a proteção a crédito até auxilio ao marketing, vamos listar abaixo os principais serviços oferecidos:

  • Aquisição / Marketing Services
  • Automatização
  • Cadastro/Crédito
  • Certificação Digital
  • Cobrança
  • Consultas
  • Consultoria
  • Busca de Novos clientes
  • Enriquecimento de dados
  • Fornecedores
  • Gestão de Clientes
  • Inovação
  • Otimização de Negócios
  • Prevenção a Fraudes
  • Recuperação de Dívidas
  • Tratamento de Dados

CCF

O cadastro de Emissores de Cheque sem Fundo é um cadastro administrado pelo Banco Central, que tem como objetivo informar a bancos e qualquer instituição ou comercio interessado, pessoas que emitem cheques sem possuir saldo suficiente em sua conta corrente para o pagamento do cheque.

Isso é uma prática que prejudica muito o comércio, inclusive é um dos principais motivos para a inadimplência e pela quantidade de estabelecimentos que deixaram de aceitar cheques nos últimos anos.

Essa base possui apenas informações relacionadas a cheque, não apresenta nenhum outro tipo de avaliação de crédito do consumidor, nem se possui outras dívidas ou restrições.

Se você está inadimplente e deseja retirar o seu nome dos órgãos de proteção ao crédito, temos algumas dicas para limpar o nome. Confira!

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade