Conheça o senhor Andrelino Vieira, o famoso “Terror do INSS”

Aos 121 anos, o aposentado Andrelino Vieira tornou-se conhecido nas mídias sociais por ser um dos beneficiários mais velhos da Previdência Social. Confira sua história:

Publicidade

Notícias

Conheça o senhor Andrelino Vieira, o famoso “Terror do INSS”

Publicado: 27 de maio, 2022

Notícias

Conheça o senhor Andrelino Vieira, o famoso “Terror do INSS”

Publicado: 27 de maio, 2022

Aos 121 anos, o aposentado Andrelino Vieira tornou-se conhecido nas mídias sociais por ser um dos beneficiários mais velhos da Previdência Social. Confira sua história:


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

Morador de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiás, o aposentado Andrelino Vieira da Silva completou, em 2022, seu 121º aniversário. O idoso, que nasceu em 1901, ficou conhecido por aparecer em sua festa de aniversário cuja temática foi o Instituto Nacional do Seguro Social, onde aparecia na decoração do bolo os dizeres “Terror do INSS”.

Confira, a seguir, todos os detalhes dessa história do terror no INSS!

Publicidade

Quem é o idoso de 121 anos que é o terror do INSS?

Terror do INSS

Foto: Arquivo pessoal

Nascido em Anicuns, na região de Goiás, em 1901, Andrelino Vieira da Silva é a pessoa mais velha do estado goiano e uma das pessoas mais longevas de todo o país. Recentemente o senhor Andrelino se tornou conhecido através das redes sociais ao ser presenteado com um bolo de aniversário que continha os dizeres “Terror do INSS”.

A frase faz referência ao fato de que o idoso continua ativo como um beneficiário da Previdência Social. Prova disso é que acabou por receber uma homenagem do próprio órgão, no qual lhe foi conferida uma placa que destaca o orgulho do Instituto em tê-lo como beneficiário do INSS.

Aos 121 anos, a família conta que o idoso leva uma vida ativa, bastante normal. Recentemente foi acometido pela infecção provocada pela picada do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue. 

Embora o susto e após cinco dias de internação, teve alta e passa bem. Andrelino (Terror do INSS), que vive sozinho — em um terreno com outros familiares — possui sete filhos, dos quais apenas cinco estão vivos, além de 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto.

Como funciona o benefício do INSS para aposentados?

Os benefícios previdenciários são normalmente destinados àqueles que contribuíram para a Previdência Social durante sua jornada profissional. Em alguns casos, essa contribuição ocorre automaticamente através do desconto no salário do trabalhador de carteira assinada. Porém, quem é autônomo ou empreendedor, por exemplo, deve contribuir por conta própria.

O INSS, que nada mais é do que uma autarquia do Poder Executivo Federal — e vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência — fica responsável pela destinação de tais benefícios aos cidadãos contribuintes em alguns casos, como na aposentadoria por idade ou tempo de serviço.

Os valores desses benefícios são arrecadados mediante contribuição mensal dos trabalhadores durante os anos de trabalho. É como uma poupança a longo prazo, sendo que o INSS gerencia esses valores para que após a aposentadoria o cidadão possa usufruir desse amparo da Previdência Social.

Publicidade

Como funciona o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito destinada a grupos de pessoas que possuem renda comprovada e garantida, como é o caso dos aposentados do INSS. Nesta modalidade, a parcela mensal é descontada diretamente do benefício previdenciário do tomador.

Diferentemente do que ocorre nas linhas tradicionais de crédito, o valor correspondente ao pagamento do crédito em cada mês fica retido, isto é, o contratante não tem acesso aos valores, uma vez que estes são repassados antecipadamente pelo órgão pagador ao banco credor.

Dessa forma, como não há o pagamento de faturas ou boletos, o titular do empréstimo não precisa enfrentar filas em bancos ou lotéricas. Além disso, não há incidência de multas decorrentes do atraso ou falta de pagamento, já que ele é garantido pela consignação na folha de pagamento.

Publicidade

Regras de contratação

Para contratá-lo, além de dispor de um benefício consignável, o interessado deve também ter margem consignável disponível, sendo 35% do rendimento líquido mensal utilizado para contratação de um empréstimo, e 5% para pagar compras parceladas no cartão de crédito consignado.

No caso dos beneficiários do INSS, o prazo total para o pagamento da dívida é de até 7 anos, isto é, 84 meses. Já as taxas de juros são as menores do mercado, sendo de 2,14% ao mês, nas operações de empréstimos, e 3,06% ao mês, no cartão de crédito da modalidade.

Em geral, tais vantagens relacionam-se ao fato de que, ao terem maior segurança em relação ao pagamento do contrato, os bancos flexibilizam as políticas de crédito, podendo liberar o empréstimo consignado até mesmo para indivíduos negativados.

Publicidade

Simular empréstimo consignado INSS

O nosso site disponibiliza aos consumidores uma plataforma no qual é possível simular empréstimo consignado INSS de forma 100% digital. Dessa forma, por meio da ferramenta, os beneficiários do INSS podem verificar gratuitamente, diferentes ofertas de crédito, disponibilizadas por inúmeros bancos.

A principal vantagem do processo passa diretamente pela possibilidade de conferir as taxas cobradas em cada instituição, bem como os prazos e valores liberados por bancos parceiros.

Portanto, se quer garantir o crédito mais vantajoso para o seu bolso, não perca mais tempo. Simule agora mesmo. É rápido, fácil e seguro!

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade