Organização Financeira

3 Dicas para economizar dinheiro ganhando pouco

Publicado: 6 de junho, 2022

Organização Financeira

3 Dicas para economizar dinheiro ganhando pouco

Publicado: 6 de junho, 2022

Está com dificuldades de juntar dinheiro para comprar carro dos sonhos? Então, veja neste artigo 3 dicas de como economizar dinheiro ganhando pouco.


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon
O Conteúdo desta página está atualizado com base na data do post. Porém, algumas ofertas e condições podem ter sido expiradas. Se preferir, acesse nossa página de Parceiros ou utilize nossa ferramenta de Calculadora , para encontrar facilmente um empréstimo que se encaixa à sua necessidade atual.

Publicidade

A renda da maior parte dos brasileiros tem diminuído cada vez mais, infelizmente. Segundo a LCA Consultores, em matéria do G1, 33,8 milhões dos trabalhadores possuem renda mensal de um salário mínimo, o maior da série histórica desde 2012.

Com esse levantamento demonstrado, muitas pessoas têm tido cada vez mais dificuldades para sobreviver, quanto mais comprar algum bem, como um carro ou a casa própria. Assim, um questionamento torna-se válido: como economizar dinheiro ganhando pouco?

E, foi respondendo a essa pergunta que fizemos este texto para você, que rala muito para ganhar seu dinheiro e que deseja economizá-lo para ter uma segurança maior num futuro próximo ou para adquirir um carro, casa ou algum bem financeiro importante.

Fique com a gente neste texto, pois separamos 3 dicas necessárias para quem ganha um salário ou menos e gostaria de salvar parte da sua renda. Tenha uma boa leitura!

Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Como economizar dinheiro ganhando pouco é uma pergunta nada fácil de responder. Muitos sabem que é um verdadeiro desafio realizar esta tarefa, tendo um ou menos de um salário mínimo para sobreviver.

Mas, saiba que, apesar dos obstáculos, ainda é possível economizar dinheiro mesmo ganhando um salário mínimo. E é por isso que fizemos este artigo, não é mesmo?

Bom, em primeiro lugar, se você quer economizar dinheiro, você precisa entender qual o objetivo de salvar a sua grana. Isso, porque todos nós usamos o dinheiro para uma determinada finalidade. Você pode usá-lo para diversos fins, como:

  • comprar comida, remédios e necessidades básicas para a sobrevivência;
  • fazer aquela viagem dos sonhos, casar, comprar um carro ou um bem;
  • fazer um investimento pessoal, como comprar um curso para fazer nas horas vagas, ou até mesmo estudar numa faculdade por EAD, por exemplo.

Independentemente do que você queira, ter um objetivo para economizar servirá como uma motivação, um norte para não sair da linha e acabar desperdiçando o seu suado dinheiro. É claro que isso não é tudo, por isso, veja as nossas 3 importantes dicas para economizar mesmo ganhando pouco. 

3 Dicas para começar a economizar

Aqui, separamos 3 dicas de como economizar dinheiro ganhando pouco para você ter uma ideia mais completa sobre como gastá-lo de forma consciente, sem se levar pelo impulso ao ver uma loja inteira em liquidação. Então, venha com a gente!

Entenda a natureza dos seus gastos

Entender a natureza dos seus gastos é essencial para qualquer pessoa que queira economizar dinheiro. Afinal, será sabendo com o que se gasta, que você verá onde e como pode intervir de maneira assertiva.

Além disso, fechar os olhos para os gastos é o mesmo que tapar o sol com a peneira, não vai adiantar muito e quem vai pagar a conta mais alta e descontrolada será você. Segundo a Nath Finanças, referência em educação financeira, sempre anote os gastos que você tem tido no mês e defina-os em três tipos:

  • Os Gastos Fixos: como aqueles que mês sim, mês não, você terá de gastar parte do seu salário independentemente do seu consumo, como, conta do condomínio, IPTU, Aluguel, IPVA, empréstimo, etc.
  • Os gastos Variáveis: aqueles que variam o seu valor de acordo com o consumo, como conta de água, luz, telefone, supermercado;
  • Gastos Extras: sabe o famoso imprevisto, quando seu cachorro passou mal e teve de levá-lo ao veterinário para fazer uma avaliação? Então, são todas as despesas com as quais você não contava no mês.

Esqueça o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ótima ferramenta para consumir, mas ele não é uma renda extra. Ter um limite maior do que o seu salário não lhe permite a fazer certas compras com as quais você não tem dinheiro o suficiente para gastar.

Portanto, se você quer economizar e ainda possui pouco dinheiro, então somente use o cartão de crédito quando realmente for necessário. Não compre por impulsão, mesmo se for parcelar a compra, calcule se você dá conta de pagá-la.

Sempre tenha uma fonte de renda extra

Ter uma renda extra é uma excelente forma de como economizar dinheiro ganhando pouco. Afinal, sempre é bom ter um dinheirinho a mais no final do mês para ter melhores condições de vida e, com a internet, ter uma fonte além da do seu trabalho se tornou bastante possível.

Você pode:

  • responder pesquisas remuneradas online;
  • fazer freelances ou oferecer serviços sobre algo que você domina, como dar aulas, fazer textos, etc.;
  • ser motorista de aplicativo;
  • vender aquela roupa ou bolsa que está guardada no fundo do guarda-roupa;

Como economizar para comprar um carro?

Para comprar um carro, não basta somente dicas para economizar, é preciso entender uma série de fatores para não jogar fora uma quantia pela qual você lutou muito no final do mês para receber. Afinal, “tempo é dinheiro”, portanto, imagine quantos dias, noites e horas você teve de se ocupar para receber o seu suado salário?

Bom, desse modo, você deve considerar se:

  • você tem uma finalidade maior para o seu carro do que apenas se divertir;
  • tem condições financeiras para manter um carro com custos de manutenção, gasolina, IPVA e todos os gastos atrelados a ele;
  • tem uma garagem para guardar o seu automóvel ou precisa de alugar uma.

Agora, para economizar na compra de um carro, você, além de seguir as dicas que colocamos, deve:

  • reduzir gastos desnecessários;
  • evitar de cair nos juros do rotativo ou no cheque especial;
  • montar uma boa reserva de emergência;
  • se planejar e definir por quanto tempo você quer ter o dinheiro para comprar um carro.

Além disso, você pode considerar fazer um empréstimo com garantia de veículo aqui na Empréstimo Hoje. Caso você tenha um carro usado, no seu nome, sem pendências, você pode ver as melhores opções de empréstimo para lhe ajudar na compra do novo veículo. Não deixe de ver a nossa seleção. Até mais!

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade