Empréstimo com garantia de moto? Descubra como fazer!

O empréstimo com garantia de moto é uma ótima opção para quem procura crédito com taxas de juros mais atrativas. Saiba como solicitar o seu.

Publicidade

destaque

Empréstimo com garantia de moto? Descubra como fazer!

Publicado: 27 de junho, 2022

destaque

Empréstimo com garantia de moto? Descubra como fazer!

Publicado: 27 de junho, 2022

O empréstimo com garantia de moto é uma ótima opção para quem procura crédito com taxas de juros mais atrativas. Saiba como solicitar o seu.


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

Muitas famílias têm visto o empréstimo como uma forma de conseguir aquele dinheiro rápido para aliviar as contas ou até mesmo pagar uma dívida sem cair nas armadilhas do cheque especial.

Apesar disso, nem todas as pessoas conseguem a liberação rápida desse benefício.

Em 2021, segundo uma pesquisa do Serasa, 37% dos brasileiros tiveram seus créditos recusados. Isso ocorre, porque nem sempre os bancos têm confiança ao realizar essa operação, já que o risco de levar calote é considerável numa crise econômica.

No entanto, o empréstimo com garantia de moto tem ganhado popularidade pelas suas vantagens na negociação e obtenção de juros baixos.

Mas, como consegui-lo? Esse será o tema do texto de hoje. Fique com a gente!

O que é empréstimo com garantia de moto?

O empréstimo com garantia de moto é uma categoria de refinanciamento, isto é, uma linha de crédito oferecida ao cliente, na qual é necessário colocar a moto como garantia do pagamento da dívida.

Esse modelo se enquadra no empréstimo com garantia de veículo, em que o bem do solicitante sofre uma alienação fiduciária.

Nesse caso, a moto continua sendo utilizada pelo cliente, mas está em nome da instituição financeira enquanto existir a dívida.

Na medida em que o empréstimo for quitado no tempo estipulado, a moto não sofre mais alienação e o cliente não corre mais o risco de perdê-la.

No entanto, apesar de existir esse risco, ele é pequeno, já que num empréstimo com garantia de moto você pode obter juros menores e um prazo bem longo para pagá-lo sem problemas.

Publicidade

Como funciona o empréstimo com garantia de moto?

O empréstimo com garantia de moto funciona da mesma forma como qualquer outro crédito pessoal que dependa do oferecimento de algum bem financeiro de um cliente em troca da quantia solicitada a um banco. 

Nesse caso, o que você colocará aqui como garantia do empréstimo será um veículo, mas poderia ser qualquer bem financeiro, como, um celular ou até mesmo algum imóvel em seu nome. 

Além disso, o valor do empréstimo dependerá do preço de mercado da moto, ou seja, quanto mais valorizado o veículo for, maior será o valor do crédito concedido.

Os bancos, para isso, calculam um percentual, que fica geralmente entre 50% e 90% do valor da moto para definir a quantia do empréstimo.

Assim, caso ela valha R$ 20.000 e o percentual esteja por volta dos 80%, o empréstimo com garantia de moto será de R$ 16.000.

Publicidade

Qual é o prazo do empréstimo com garantia de moto?

Geralmente, os bancos parcelam a dívida para pagamento em até 2 anos, sendo parcelada em até 24 vezes. No entanto, esse prazo pode variar conforme a instituição financeira.

É bom lembrar que esse é um dos motivos pelos quais o empréstimo com garantia de moto é bem-visto por quem o solicita, já que o prazo para quitação da dívida não é tão curto assim.

Apesar dessa vantagem, ainda assim o cliente deverá passar por toda uma análise de crédito — um procedimento padrão para toda solicitação de empréstimo. Será através dela que o banco verificará:

  • se você tem um histórico de bom pagador;
  • se há restrições no seu CPF;
  • a sua renda e o tempo de uso da sua conta-corrente;
  • seus documentos pessoais para analisar seu CPF, telefone, estado civil, idade, nível de escolaridade, região onde mora e profissão, por exemplo.

Publicidade

Condições para pedir empréstimo com moto de garantia

Empréstimo com garantia de moto

Além de haver toda uma análise de crédito, sabia que existem condições que um banco impõe para o cliente no caso de um empréstimo com moto de garantia?

Isso significa que não basta você apresentar um histórico financeiro equilibrado, pois ainda assim haverá fatores que poderão interferir na concessão desse crédito pessoal.

Um deles, por exemplo, é a vistoria, que pode ser feita de modo online. Para a moto ser considerada uma boa garantia, o banco necessita verificar as condições nas quais o veículo se apresenta. 

Afinal, não adianta nada ele emprestar o dinheiro e, ao levar calote, descobrir que o veículo está irregular com o Detran, por exemplo. Isso pode ser um belo prejuízo financeiro para a instituição.

Por isso, a maioria delas exige que a moto esteja:

  • diretamente no nome de quem solicitou o empréstimo e ele deverá ter 18 anos ou acima disso;
  • com os impostos relacionados a ela em dia;
  • sem multas ou todas pagas caso existam;
  • livre de garantias relacionadas a outros empréstimos;
  • nova ou seminova, com pouco tempo de uso (geralmente, de 5 a 10 anos);
  • totalmente quitada, ou, em alguns casos com 70 a 80% da moto paga totalmente pelo cliente proprietário.

Essas são as condições mais comuns em todas as instituições financeiras. Após elas observarem essas condições, caso o seu veículo esteja totalmente dentro delas, o empréstimo com garantia de moto será efetuado diretamente na sua conta-corrente. 

Publicidade

Vantagens de fazer empréstimo com moto de garantia

Uma das vantagens de solicitar empréstimo com garantia de moto são os juros baixos. Em alguns bancos, a taxa pode ser de até 1,73% mensais! 

O motivo principal para isso está no próprio bem que o solicitante oferece como garantia do pagamento do empréstimo. 

Afinal, isso deixa a situação muito mais segura para o banco, que aceita emprestar o dinheiro de maneira mais facilitada.

Essa garantia faz também que haja mais um benefício interessante: empréstimo para negativados. Mesmo que o CPF esteja “sujo”, com o veículo dado como garantia, o banco fica mais seguro caso haja inadimplência.

Desse modo, quais são as vantagens do empréstimo com garantia de moto: 

  • Juros menores e mais atrativos para o crédito;
  • Prazo maior para quitar a dívida com o credor;
  • Empréstimo para negativados;
  • A moto pode utilizada mesmo estando alienada.

Publicidade

Conheça empréstimos com garantia de veículo

Agora que viu todas as vantagens de obter empréstimo com garantia de moto, está mais preparado para solicitar um a qualquer momento, certo?

Errado. Afinal, você em primeiro lugar deverá conhecer melhor as condições nas quais cada instituição coloca para você solicitar essa categoria de crédito pessoal. É preciso considerar a necessidade e o porquê de fazer essa negociação.

Por isso, é melhor conhecer a fundo essas opções por aqui pela Empréstimo Hoje.

Aqui, você terá um leque de alternativas para fazer o seu primeiro empréstimo com garantia de veículo. Venha com a gente, que não irá se arrepender!

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade