Empréstimo FGTS: O que é, Como Funciona e Como Solicitar?

O empréstimo FGTS é ideal para você que está precisando pegar um dinheiro emprestado, mas não quer pagar altas taxas de juros e esperar semanas por uma resposta, e ainda por cima, ter grandes chances de ter sua solicitação negada. O fato é que muitas pessoas ainda não sabem o que é o empréstimo com […]

Publicidade

Meu Dinheiro

Empréstimo FGTS: O que é, Como Funciona e Como Solicitar?

Publicado: 25 de fevereiro, 2022

Meu Dinheiro

Empréstimo FGTS: O que é, Como Funciona e Como Solicitar?

Publicado: 25 de fevereiro, 2022

O empréstimo FGTS é ideal para você que está precisando pegar um dinheiro emprestado, mas não quer pagar altas taxas de juros e esperar semanas por uma resposta, e ainda por cima, ter grandes chances de ter sua solicitação negada. O fato é que muitas pessoas ainda não sabem o que é o empréstimo com […]


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Publicidade

O empréstimo FGTS é ideal para você que está precisando pegar um dinheiro emprestado, mas não quer pagar altas taxas de juros e esperar semanas por uma resposta, e ainda por cima, ter grandes chances de ter sua solicitação negada.

O fato é que muitas pessoas ainda não sabem o que é o empréstimo com FGTS. Aliás, quem pode solicitar? Como e onde fazer uma solicitação? Será que realmente vale a pena?

Para descobrir as respostas dessas perguntas e entender, de uma vez por todas, tudo sobre o empréstimo FGTS, continue a leitura visto que te explicaremos ao longo do conteúdo:

  • O que é o Empréstimo FGTS?
  • Como funciona o empréstimo com FGTS?
  • Como simular e contratar o saque aniversário empréstimo?
  • Vantagens de fazer o empréstimo FGTS?
  • Quais bancos fazem empréstimo com FGTS?
  • O empréstimo FGTS é seguro? Vale a pena?

Preparado?

Então, vamos lá!

Publicidade

O que é o Empréstimo FGTS?

Antes de qualquer coisa, vamos entender mais a fundo o que é o empréstimo com FGTS.

O empréstimo FGTS é uma espécie de crédito oferecido aos trabalhadores que têm saldo em suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Neste caso, o crédito é liberado para o trabalhador de acordo com o dinheiro disponível em sua conta. O que faz eliminar a burocracia da análise de crédito realizada pelos bancos em outras modalidades de empréstimo.

Onde se faz necessário uma análise mais aprofundada sobre o cliente para verificar se o mesmo tem condições de arcar com a dívida em questão. Afinal, o saldo na conta do FGTS fornece uma garantia ao banco de que a pessoa irá quitar sua dívida.

Agora que entendeu o que é o empréstimo FGTS, vamos entender como ele funciona na prática.

Publicidade

Como funciona o empréstimo com FGTS?

Hoje em dia, existem duas maneiras de solicitar o empréstimo FGTS, sendo elas:

  • antecipação do saque aniversário;
  • empréstimo com garantia do FGTS. 

Para facilitar seu entendimento, detalhamos abaixo cada uma dessas opções para identificar qual melhor se encaixa para você.

Antecipação do saque aniversário empréstimo

Esse tipo de empréstimo com FGTS é um novo formato desenvolvido especificamente para trabalhadores de redes privadas que possuem saldo em suas contas do Fundo de Garantia.

A antecipação Saque Aniversário FGTS, também conhecido como empréstimo com garantia do saque-aniversário, possibilita que os trabalhadores de carteira assinada recebam parte do saldo disponível no FGTS no mês de seu aniversário.

Além disso, o profissional consegue antecipar o dinheiro por meio de linhas de crédito oferecidas pelas instituições financeiras. Assim, as parcelas são descontadas de forma automática uma vez por ano da conta utilizada como garantia de crédito.

Publicidade

Empréstimo com garantia do FGTS

Outro tipo de empréstimo com FGTS que você pode realizar é o com garantia do próprio Fundo, ou seja, é a contratação de um empréstimo consignado utilizando o saldo do FGTS como garantia de pagamento.

Da mesma forma que existe a possibilidade de utilizar itens de valor como imóveis ou automóveis como garantia de pagamento, também é possível usar o saldo do FGTS como garantia.

Esse tipo de empréstimo foi instituído pela Lei nº 13.313, no dia 14 de julho de 2016, e fornece maior garantia para os bancos já que o valor está na conta do profissional, o que, se torna uma via de mão dupla, já que as taxas de juros são ainda mais baixas.

Publicidade

Como simular e contratar o saque aniversário empréstimo?

Agora que você já sabe como funciona o empréstimo com FGTS e quais os tipos que existem, vamos detalhar a opção mais popular que é o saque aniversário empréstimo.

Afinal, provavelmente você ainda está em dúvida sobre como simular e contratar na prática esse tipo de empréstimo FGTS, não é verdade?

Então, vamos para o passo a passo!

A simulação e contratação do saque aniversário empréstimo pode ser realizada de forma 100% online, por meio do aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS).

Assim que tiver instalado o aplicativo, confira abaixo como fazer sua solicitação:

  1. Abra o aplicativo FGTS e faça login com os seus dados;
  2. Clique na opção “Saque aniversário”;
  3. Em seguida, clique em “simular valor do saque-aniversário”, lembrando que  esse valor é atualizado conforme o saldo total do FGTS;
  4. Autorize o banco a consultar o seu FGTS, selecionando a opção “Empréstimo Saque-Aniversário” e o banco de sua preferência;
  5. Por último, o banco escolhido fará uma análise para disponibilizar o empréstimo para você.

Além disso, você também sabia que existe a possibilidade de antecipar o pagamento do empréstimo FGTS? 

Sim, é totalmente possível. Para isso, basta entrar em contato com o banco no qual contratou o crédito. Mas, vale frisar que para realizar esse adiantamento você não pode usar o saldo disponível em sua conta. 

Publicidade

Quem pode usar o FGTS de garantia para empréstimo?

Outra dúvida frequente que surge sobre o assunto, é a de quem pode utilizar o FGTS como garantia para realizar empréstimo, e iremos esclarecer agora mesmo essa questão.

Apenas as pessoas que optarem pelo saque-aniversário podem pedir o empréstimo com garantia do FGTS. Aliás, esse crédito é uma antecipação dos saques oferecidos para elas. 

Com isso, os principais requisitos para utilizar o saldo disponível em sua conta do FGTS como garantia são:

  • ter optado ao saque-aniversário;
  • estar com o CPF regular na Receita Federal;
  • ter acima de 18 anos;
  • possuir uma conta corrente do banco escolhido;
  • ser titular de contas do FGTS (ativas ou inativas) com saldo. 

Publicidade

Vantagens de fazer o empréstimo FGTS?

Existem inúmeros benefícios de fazer o empréstimo com FGTS, inclusive, ao longo do conteúdo já citamos alguns de forma indireta. Mas para reforçar ainda mais os motivos, selecionamos as principais vantagens abaixo.

Dinheiro na mão muito mais rápido

Esse tipo de empréstimo possibilita que você receba seu dinheiro em até um dia útil após a aprovação de sua solicitação. Sim, é bem rápido e prático, e o melhor, sem muita burocracia.

Publicidade

Negativados também podem solicitar 

E quem disse que quem está no vermelho, com nome sujo na praça não pode solicitar? Muito pelo contrário. Isso porque o seu CPF não será consultado na hora da análise.

As parcelas são anuais

Já citamos ao longo do conteúdo, mas esse é um benefício que vale ser reforçado. As parcelas para o pagamento são por ano, e debitadas diretamente do seu saldo do FGTS, o que facilita ainda mais o processo.

Juros baixos

Por ser uma operação financeira de “baixo risco”, ou seja, os riscos de inadimplência para as instituições são quase nulos, a taxa de juros do empréstimo FGTS vale muito a pena quando comparada aos demais tipos de crédito disponíveis no mercado. Com taxas a partir de apenas 2,04% ao mês.

Liberdade para usar o dinheiro quando e onde quiser

Outro benefício de fazer o empréstimo está justamente em ter a liberdade de usar o dinheiro quando e onde bem entender, aliás, o dinheiro é seu e você poderá utilizá-lo onde julgar necessário.

Contratação 100% digital

Hoje em dia, a necessidade de sair de casa para resolver pendências está cada vez mais ficando para trás, não é verdade?

A boa notícia é que você pode solicitar seu empréstimo de forma totalmente digital, sem precisar sair do conforto de sua casa, garantindo maior segurança e agilidade no processo.

Quais bancos fazem empréstimo com FGTS?

Existem diversas opções de bancos que realizam empréstimo com FGTS com propostas, valores e exigências distintas. 

Por isso, antes de realizar sua solicitação, é importante que faça uma pesquisa para encontrar a que melhor se encaixa com as suas necessidades.

É de extrema importância que a instituição financeira que escolher possua credenciamento, autorização e até mesmo supervisão do Banco Central. Desta forma, a segurança é garantida.

A boa notícia é que para facilitar sua pesquisa, separamos os principais bancos que realizam esse tipo de serviço, confira abaixo!

Publicidade

Mercantil do Brasil

Um dos bancos que oferecem esse tipo de serviço é o Mercantil do Brasil. Provavelmente, você já ouviu falar dele, não é verdade?

Segundo informações do próprio site do banco, você pode realizar a contratação por vários meios, como por meio:

  • das agências, pontos de atendimento e Lojas Bem Aqui;
  • de correspondentes;
  • de forma 100% digital, via whatsapp.

E o melhor é que a taxa de juros é bem baixa, sendo 1,99% ao mês ;)

Banco BMG

Outra excelente possibilidade é o Banco BMG, que também é bem popular e, sem dúvida, você já ouviu falar.

Por meio dele você consegue antecipar até 10 anos do Saque-Aniversário das suas contas ativas ou inativas do FGTS.

Com juros de até 1,99% ao mês, e dinheiro na conta em até 1 dia útil.

Banco PAN

O Banco PAN é outra alternativa para você que está buscando solicitar um empréstimo com FGTS.

Ao escolher como sua instituição financeira, você pode antecipar os próximos 7 anos do seu saque-aniversário.

Porém, vale ressaltar que isso só é possível se o seu saldo no FGTS for superior a R$400,00.

A contratação é bem simples que pode ser realizada por meio do menu “empréstimo” no aplicativo do PAN, ou pelo site e whatsapp.

Publicidade

Banco Safra Financeira

O Banco Safra também oferece a possibilidade de você conseguir, de maneira simples e prática, o seu empréstimo com FGTS.

Realizando o seu empréstimo na Safra a taxa de juros é a partir de 1,49 a.m. nas parcelas do 6º e 7º ano.

A contratação também é bem simples, que pode ser realizada por meio de seus vários canais de atendimento ao cliente como o site, telefone ou whatsapp.

Banco Santander

O Banco Santander é uma das instituições financeiras mais conhecidas, e você também pode solicitar seu empréstimo FGTS por meio dele.

Basta ser correntista Santander para realizar a contratação.

A boa notícia é que a taxa é bem atrativa, sendo a partir de 1,69% a.m.

Banco do Brasil

Outro banco bem popular é o Banco do Brasil, também conhecido como BB. E você também pode realizar seu empréstimo com FGTS por meio dele, solicitando por meio dos seguintes canais:

  • App BB;
  • Agências BB;
  • Central de Relacionamento BB.

Publicidade

O empréstimo FGTS é seguro? Vale a pena?

Agora que você já sabe bastante sobre o empréstimo FGTS, provavelmente a dúvida que está passando pela sua cabeça é: “o empréstimo FGTS é seguro mesmo? Será que vale a pena?”.

E a resposta é: sim, mas tome cuidado!

É de suma importância que você realize esse processo por meio de instituições financeiras (bancos ou agências de crédito) que possuem credenciamento, autorização e até mesmo supervisão do Banco Central, como já citamos ao longo deste artigo.

Isso garantirá maior segurança em todo o processo da solicitação!

Empréstimo FGTS: considerações finais

Como se tratou de um conteúdo bem extenso, vamos recapitular os tópicos que você aprendeu ao longo deste artigo sobre empréstimo FGTS:

  • O que é o Empréstimo FGTS?
  • Como funciona o empréstimo com FGTS?
  • Como simular e contratar o saque aniversário empréstimo?
  • Vantagens de fazer o empréstimo FGTS?
  • Quais bancos fazem empréstimo com FGTS?
  • O empréstimo FGTS é seguro? Vale a pena?

Agora, é com você!

Basta dar o próximo passo por meio do Empréstimo Hoje e claro, queremos saber a sua opinião, este conteúdo te ajudou? Deixe nos comentários. 

E caso tenha ficado alguma dúvida, fique à vontade para escrever também!

Publicidade

LEITURAS ESSENCIAIS, ENTREGUES SEMANALMENTE.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade

Publicidade

O QUE DEVO FAZER AGORA?

Economize utilizando nossas calculadoras, pensadas especialmente para facilitar o processo de suas escolhas financeiras

calculadora calculadora

CALCULADORA DE JUROS E EMPRÉSTIMOS

Não sabe como calcular juros de empréstimo?
Utilize nossa ferramenta online.

calculadora calculadora

CALCULADORA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Não sabe como calcular empréstimo consignado?
Utilize nossa ferramenta online.

Publicidade